Efeméride: passaram 48 anos desde o massacre do 27 de Maio em Angola

Angola assinala hoje, terça-feira, 48 anos do conhecido massacre do 27 de Maio de 1977, data marcada por uma tentativa de golpe de Estado de Nito Alves.


Segundo a historia, a tentativa de golpe de Estado resultou em um dos episódios mais polêmicos e violentos da história recente de Angola, evidenciando as contradições internas dentro do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

O triste episodio deu-se na madrugada de 27 de maio de 1977, precisamente numa (sexta-feira), tambem conhecida como (sexta-feira sangrenta), quando Nito Alves liderou um movimento popular de protesto que se dirigiu para o Palácio Presidencial, supostamente para apelar ao Presidente Antonio Agostinho Neto para que tomasse uma posição contra uma suposta conspiração ou “santa aliança” entre a social-democracia e o maoísmo que estavam a definir os rumos do MPLA, defendendo que se alterasse essa tendência com o retorno à linha marxista-leninista pura.

O Primeiro Impacto vai, a propósito, ouvir varios intervenientes para a reflexão que se impoe a volta do assunto. Siga as nossas paginas e fique por dentro de tudo e mais alguma coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *