Huambo: Ponte sobre o Rio Calossanji em risco iminente para desabar
O secretário do Partido de Renovação Social (PRS) na província do Huambo, António Soliya Selende, visitou recentemente, o bairro Cacilhas para ouvir de perto as preocupações dos municípes alí residentes. A visita ao referido bairro foi solicitada pela população tendo em conta a degradação da ponte sobre o Rio Calossanji/Calohumbula, cuja situação preocupa a comunidade devido ao risco iminente de colapso, e os amontoados do lixo que fazem moradia numa ravina em progressão.
Por: Albino Azer
Soliya Selende, acompanhado por alguns membros do partido, deslocou-se ao local após convite dos moradores. A estrutura recebeu, em agosto último, uma intervenção paliativa de uma empresa, que consistiu na colocação de entulho sobre lixo acumulado na zona, utilizada pelos populares como aterro sanitário improvisado.
Segundo o dirigente do PRS no Huambo, esta solução provisória não garante segurança, sobretudo agora que se iniciam as chuvas.
“Com apenas duas chuvas fortes, a circulação entre os dois bairros poderá ficar totalmente interrompida”, alertou Selende.
Além da fragilidade da ponte, o político chamou atenção para a ravina que continua a avançar na área. De acordo com as comunidades, em menos de duas ou três semanas a erosão pode destruir casas próximas, caso não haja intervenção imediata.
Soliya Selende exortou as autoridades a actuarem rapidamente, lembrando que “governar é também prevenir para que vidas humanas não se percam por negligência governativa”. O secretário provincial apelou ainda às empresas contratadas para obras públicas a assumirem “máxima responsabilidade”, evitando práticas irregulares e garantindo trabalhos executados com rigor, em benefício da colectividade.
