Lixo faz vistas grosas nas ruas do zango 3A, população exige recolha imediata
Os amontoados de lixo na zona intermédia 1, Zango-3A, município do Calumbo, província do Icolo e Bengo estão a preocupar os moradores que pedem intervenção urgente do novo Administrador municipal, Francisco Chipilica.
Por: Albino Azer
Segundo os munícipes que temem pela saúde devido às moscas que invadem as residências nos arredores, há mais de três meses a empresa responsável pela recolha dos residos sólidos não passa naquelas localidades.
Dionela Agostinho, moradora do bairro há mais de dois anos disse ao Primeiro Impacto que a situação é preocupante e que até a circulação de pessoas e meios está cortada devido a presença do lixo nas principais ruas da zona.
“A situação do lixo aqui está mesmo péssima imagine quando começar a chover como é que vai ser? Neste momento as nossas casas estão a ser invadidas pelas moscas. Quando bater chuva é cólera conosco”, referiu.
Outra moradora que responde pelo nome de Feliciana kayango, questiona a sensibilidade dos governantes: “não sei se esse país tem governo e o governo tem administrações para tomar conta da população”, questiona.
Sem resposta, a interlocutora suspeita que a administração local tenha faltado com pagamento de salários aos homens que têm a responsabilidade de recolher o lixo naqueles arredores. “só pode ser que não estão a lhes pagar porque antes recolhiam mesmo”, lamenta.
Calumbo é um município na província de Icolo e Bengo. Anteriormente um distrito urbano e comuna de Viana, foi elevado a município em setembro de 2024, no quadro da Nova Divisão Política Administrativa.
