Luanda: Mãe abandona recém-nascido na via pública

Uma mãe, cuja identidade não foi revelada, abandonou, na via pública, um recém nascido. A informação foi avançada pela Porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC), Rosalina Domingos, quando procedia, no início desta semana, a apresentação do balanço do serviço S.O.S crianças de 10 a 16 de agosto.


Por: Albino Azer

Segundo Rosalina Domingos, ainda no município do Cazenga, o INAC recepcionou uma outra denúncia de violência física contra menor, em que a vítima é uma criança de 12 anos de idade do sexo masculino.

“De acordo com a denúncia, as agressões têm sido frequentemente perpetradas pela própria mãe. Tendo desta vez, causado ferimentos graves na vítima. A segunda denúncia faz referência ao abandono de um recém nascido na via pública, em vida. Tendo sido imediatamente notificado o Comando Municipal da Polícia Nacional, bem como o encaminhamento da criança para uma unidade hospitalar no município”.

De acordo com a responsável, no mesmo período, o INAC através da linha de denúncias 15015 SOS Criança, recepcionou um total de 586 denúncias de violência contra crianças, em todo o país. Os destaques, segundo avançou, vão para as províncias do Bié, Benguela, Huíla, Luanda e Zaire.

Dos casos recepcionados, 199 são de fuga a paternidade e disputa de guarda. 85 casos de trabalho infantil. 72 casos de não prestação de alimentos. 58 de violência física e psicológica. 20 casos de abusos sexuais e outros.

O sociólogo José Ribeiro ouvido pelo Primeiro Impacto, disse que os adultos tendem a aproveitar a vulnerabilidade das crianças para consumar tais violações. O académico chama atenção às famílias, no sentido de cultivarem o hábito de denúncia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *