Luanda: Manifestação faz um(1) ferido grave e quatro (4) detenções

Foram no total quatro (4) cidadãos detidos e vários feridos entre as quais um grave e outros ligeiros, durante a manifestação realizada neste sábado (12) contra subida de combustível e serviço de táxi.
De acordo com o porta-voz da polícia Nacional Mateus Rodrigues, a Polícia Nacional teve que intervir para manter a ordem e a tranquilidade pública , uma vez que os manifestantes não obedeciam o itinerário.
Por outro lado, o oficial comissário, avançou que o balanço da manifestação é positivo e enalteceu o engajamento dos efectivos das forças de segurança envolvidas.
Integra do Comunicado da Manifestação.
Durante a marcha de hoje, foram registados 4 casos de detenção:
- Três detidos no Mercado do São Paulo, mantidos na tenda da Polícia.
O advogado Simão Afonso esteve presente e acompanhou os casos, garantindo os direitos dos manifestantes. Dois já haviam sido libertos anteriormente e o terceiro, Muvunga Mulunga (de colete verde), foi libertado por volta das 17h00. - O quarto caso ocorreu próximo ao Comité do MPLA na Deolinda Rodrigues.
O manifestante Casua Luís Futa foi detido por carregar a bandeira da República de Angola. A Polícia alegou que só o libertaria se ele entregasse a bandeira — o manifestante recusou e acionou imediatamente nossa equipa.
O advogado Simão Afonso interveio com firmeza, e o manifestante foi posto em liberdade. Infelizmente, os três agentes envolvidos se recusaram a identificar-se e reteram ilegalmente a bandeira, levando-a à esquadra da Madeira.
✅ Segundo informações prestadas pelo comandante Lázaro, todos os manifestantes detidos já foram libertos.
Agradecemos profundamente ao advogado Simão Afonso pela sua coragem, prontidão e profissionalismo. Agradecemos também a todos os manifestantes que confiaram e ligaram para a nossa linha de apoio jurídico.
Seguimos juntos, com coragem e dignidade. A luta é legal, legítima e pacífica.
Ass: Ericson Amadi.