Luandenses defendem prorrogação da campanha de tratamento do passe GiraMais

A partir da próxima semana, quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, o pagamento em dinheiro físico a bordo dos autocarros públicos será gradualmente retirado nas rotas das províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Malanje, Cabinda e Huíla.
Por: Redação
A Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) informou que os passageiros deverão utilizar o passe denominado “Giramais”, que pode ser carregado em postos fixos, móveis ou através de canais digitais como o Unitel Mobile Money. O valor mínimo de carregamento diário foi reduzido para 600 kwanzas, face aos anteriores 1.500 kwanzas.
Alguns citadinos ouvidos pelo Primeiro Impacto nesta quinta-feira, 9, nos municípios de Calumbo (Desvio do Zango) província do Icolo e Bengo e Viana, (zona do Kapalanga), defendem a prorrogação do prazo, pois, para eles, a divulgação da referida campanha não foi eficiente.
Por outro lado, Miguel Bastos, um dos passageiros disse que já tratou o seu cartão há dois meses, mas o seu nome até ao momento não consta no sistema.
Entre as principais rotas abrangidas estão a Avenida Deolinda Rodrigues e a Estrada de Cacuaco em Luanda, a rota Baía Farta-Lobito em Benguela, e as ligações Huambo-Caála, entre outras. A ENBI também esclareceu que a campanha de emissão gratuita do passe “Giramais”, iniciada na “Campanha da Dipanda”, terminou a 31 de Dezembro de 2024