Mais de 200 delegados definem futuro do Bloco Democrático na V Convenção Nacional

O Bloco Democrático (BD) deu início hoje, 29 de agosto de 2025, em Luanda, a V Convenção Nacional com candidatura única para presidência de Filomeno Vieira Lopes.
Por: Albino Azer
O conclave com participação de mais de 300 delegados, vai, igualmente, eleger o presidente da Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização. Para este cargo concorrem Figueiredo Capitão João e Simão Afonso.
Para o cargo de Secretário-Geral, concorrem Muata Sebastião e Benjamim Alberto Figueiredo Bunga, este último, em entrevista ao Primeiro Impacto, garantiu que vai dar primazia a mulher, “a mulher ocupa o índice populacional por isso vai ser o nosso foco durante a vigência do nosso mandato” garantiu.
Por sua vez, Muata Sebastião, defendeu que os interesses da juventude Angolana estará no cerne da sua agenda de trabalho para os próximos anos. “nós não defendemos apenas os interesses do bloco, nós defendemos os interesses de toda juventude Angolana”, disse.
Américo de Jesus Valentim Vaz e Nelson Eduardo Guera Pestana disputam o cargo de vice-presidente do Bloco Democrático. Francisco Filomeno Vieira Lopes é o candidato único para a V Convenção Nacional que decorre até domingo, 31 de agosto.
O Primeiro Impacto ouviu vários participantes ao conclave entre eles Arleth Chimbinda, vice-presidente da UNITA, Américo Chivukuvuku pelo PRA-JA-SERVIR Angola, Francisco Teixeira, Presidente do Movimento dos Estudantes (MEA) e Maria Bulenvo, Secretaria Nacional para Mobilização e Propaganda da FNLA que aponta a ausência da mulher entre os concorrentes aos cargos em destaque “infelizmente, das 4 personagens aqui não vejo nenhuma mulher, isso é exclusão” referiu.