Manuel Narciso “Tonton” acusa PCA da TPA (Francisco Mendes) de corrupto e malfeitor

O ex-realizador e produtor da Televisão Pública de Angola (TPA) Manuel Narciso Tonton, , acusa o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da TPA, Francisco Mendes, de estar arrolado em crimes de Corrupção desvio de materiais e de se furtar em indemnizá-lo após despedimento que classifica como injusto.
Por: redação PI
Em vídeo publicado na sua conta oficial do facebook, no domingo, 12 de outubro, Manuel revelou que foi despedido da TPA no dia 1 de dezembro de 2022, após 13 anos de serviço. Ele alega que a empresa o demitiu ilegalmente e injustamente, e que a indemnização que lhe foi paga foi irrisória, totalizando apenas 748.000 Kwanzas (equivalente a dois subsídios). “e outro dinheiro dos anos que trabalhei?” questiouna o ex-trabalhador da TPA que baseia a sua reivindicação na Lei Geral do Trabalho (LGT), citando especificamente os artigos 250, 116 e 117.
Tonton sublinha que, por lei, a TPA tem a obrigação de o indemnizar pelos seus 13 anos de trabalho. “Eu vou continuar a fazer publicações e a mostrar os crimes e erros do PCA Francisco Mendes. Se ele quer que eu pare de publicar deve respeitar a constituição da República. A TPA tem que me indemnizar. Realizei os programas Tchillar, Hora Quente, Nossa Geração, Sempre a Subir, Dia a Dia, Treinador de bancada e outros que passavam no Canal 2 da TPA”, exigiu “a TPA me deve e deve pagar”, disse.
“Eu não estou a pedir, não estou a chorar para voltar para a TPA. Por lei, a TPA tem que me indemnizar. Eu trabalhei 13 anos na TPA,” afirmou Tonton.
As denúncias de Tonton não se limitaram ao seu caso pessoal. Ele acusou diretamente o PCA Francisco Mendes de ser “corrupto, criminoso e malfeitor”. Entre as alegações mais graves, Tonton mencionou que Mendes teria empregado mais de 1.000 pessoas na TPA sem concurso público.
“O PCA é corrupto, é criminoso, todo mundo tem que saber. Ele empregou mais 1.200 pessoas na TPA sem concurso público”, acusou.
Tonton revelou que a sua insistência em denunciar a situação na TPA levou a tentativa de intimidação, incluindo o envio de mensagens à sua esposa por uma alta figura da Televisão Pública de Angola. “Na terça feira dia 7 de Outubro uma grande figura da Tpa enviou 5 mensagens de voz no Whtssap da minha mulher de manha eu estava a dormir e fez 11 mensagens”, fez saber.
O ex-realizador também mencionou a lentidão do processo judicial que moveu contra a TPA (iniciado a 30 de novembro de 2023), atribuindo o atraso à interferência de altas figuras políticas.
“Existem juízes e Advogados que recebem ofertas ilícitas para influenciar em vários processos isso acaba prejudicando a população. Nós sabemos que em angola quando envolvem figuras os processos são bloqueados”, revelou.
Manuel narciso Tonton que se intitula como Cientista da televisão angolana, desafiou Francisco Mendes a intentar uma acção judicial contra si. “Se o PCA Francisco Mendes acredita que o que eu público contra ele é falso, ele deve ir a PGR, SIC abre lá um processo contra mim, para contrapor, se não faz até hoje é porque ele sabe que até o SINSE, PGR, IGT, SIC têm todas as informações e provas do que ele faz”, desafiou Tonton.