Maquela do Zombo: Jovens apontam PRA-JA como partido para dar resposta aos problemas sociais na região
Jovens do município do Maquela do Zombo, Província do Uíge, agastada com o falta de oportunidades ao emprego, dão crédito ao PRA-JA Servir Angola de Abel Chivukuvuku, como a formação politica que trará a resolução dos problemas sociais.
Por: Albino Azer
Em entrevista ao Primeiro Impacto, Elizeu Mbongo Baptista “Zeloy” descreveu um quadro social difícil para os munícipes que, segundo ele, dependem 100 por cento das lavras para sobrevivência.
“Nós recebemos este partido aqui no nosso município com muita alegria e queremos que lá mais em frente alguma coisa venha melhor”, e disse mais “é a solução para os nossos problemas”.
O jovem que se dedica ao campo de segunda-feira a sábado, defende democracia efectiva no país, sublinhando que o partido Estado não tem criado políticas de empregabilidade que beneficiem os jovens do Maquela.
“Conforme diz o nome, PRA-JA, queremos que sirva os interesses da juventude do nosso município e esquecermos a angústia”, defendeu.
A estudante Natália Paulo reforçou que as lavras são actividade primária dos jovens do município afecto à província do bago vermelho. “Sempre estamos nas matas com as catanas e enxadas. isso é muito feio, o nosso país tem muita riqueza”, lamentou acrescentando que o município carece de escolas e hospitais.
Uma delegação do PRA-JA Servir Angola chefiada pelo reverendo Sebastião Luta, trabalha no Maquela desde ontem, sexta-feira. Fazem parte da comitiva o Secretário Nacional para mobilização, Lourenço Canjanja, a Secretária Nacional da Mulher Servidora de Angola (MUSA), Amélia António Domingos e o Secretário Provincial do PRA-JA Servir Angola, no Uíge, Filipe António Pululu.
Maquela do Zombo é limitado a norte pelo Congo-Kinshassa, a leste pelo município de Sacandica, a sul pelo município da Damba, e a oeste pelos municípios de Serra da Canda e Cuimba.
O município é constituído pela comuna-sede, correspondente à cidade de Maquela do Zombo, e pela comuna de Quibocolo.
