“Minha candidatura é para contribuir com que a UNITA assuma o poder em 2027” Rafael Massanga Savimbi
Rafael Sakaita Massanga Savimbi, filho do fundador do partido, Jonas Savimbi, apresentou, nesta terça-feira, 21 de outubro, no complexo Sovismo, em Viana, província de Luanda, a formalização oficial da sua candidatura à presidência da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) no âmbito do XIV Congresso Ordinário da organização, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de Novembro.
Por: Albino Azer
Aos jornalistas, Massanga Savimbi mostrou-se confiante de que a UNITA sairá do XIV Congresso Ordinário, mais forte e organizada, para disputar em pé de igualdade com o seu mais directo concorrente (partido que sustenta o Governo) as eleições de 2027.
“O partido não vai sair fragmentado deste congresso, mas sairá mais unido, mais forte para disputarmos as eleições em 2027 e vence-las”, diz o candidato à presidência da UNITA, Massanga Savimbi.
Massanga Savimbi, que vai disputar a liderança do maior partido na oposição angolana diante do actual presidente, Adalberto Costa Junior, minimizou falácias sobre o seu nome, e revelou que casos do gênero são normais em partidos democráticos. “Nós estamos num processo democrático de aprendizagem, às vezes com altos e baixos mas faz parte do processo”, revelou Massanga, acrescentando que “A UNITA não é estática” mas que “hoje, é o partido mais querido em Angola”, sublinhou.
Massanga considera a sua candidatura uma soberana oportunidade para unificar o partido fundando pelo seu pai. “Este é o momento de eu dar a minha contribuição para que o nosso partido se unifique cada vez mais se organize melhor e dispute taco a taco com o MPLA”, diz o político Rafael Massanga Savimbi.
O período de entrega de candidaturas que teve início no último dia 8 do corrente mês termina quarta-feira, 22 de outubro, segundo informou em conferência de imprensa o coordenador da Comissão de Mandatos para o XIV Congresso Ordinário do partido, Silvestre Gabriel “Samy”.
A apresentação do dossiê coube à mandatária da candidatura de Rafael Massanga Savimbi, Amélia Judith.
Realçar que até ao momento apenas duas candidaturas estão confirmadas. Adalberto Costa Júnior, o actual presidente da UNITA, foi o Primeiro a Oficializar o sua candidatura, ao passo que Massanga savimbi o fez na manhã desta terça-feira.
A União Nacional para a Independência Total de Angola é um partido político angolano orientado no espectro da centro-direita à direita, sendo a maior força na oposição desde 1976. O partido foi fundado por Jonas Savimbi a 13 de março de 1966, no Moxico.
