Namibe: Conflito interétnico resulta em 21 mortos

Cerca de 21 pessoas morreram este domingo, 17 de agosto, vítimas de um Conflito interétnico entre Muhumbi e Mucubais nos municípios do Camucuio e Cacimbas na província do Namibe. Em causa, segundo apurou o Primeiro Impacto, está a disputa de terras para agricultura e a pastorícia.
Por: Albino Azer
A denúncia foi feita pelo deputado da UNITA, Sampaio Mukanda, inicialmente nas redes sociais e depois contactado pela nossa redação. “Estima-se em 20 pessoas do grupo étnico Muhumbi morto no primeiro conflito na manhã de hoje e em retaliação os Muhumbi esta tarde na sede do município do Camucuio assassinaram um Mucubal”.
De acordo com o deputado, o conflito perdura há 10 anos. Entretanto, disse que o Governo Provincial Do Namibe em vez de resolver o conflito através do diálogo entre os dois grupos étnico-linguístico, colocou a Polícia de Intervenção Rápida (PIR) no terreno facto que só agudizou a situação.
“O Governo Provincial não pode nem deve resolver este problema tão antigo por meio da força, aquele problema não se resolve com o partido. Resolver-se reunindo com a população, chamando as autoridades tradicionais religiosas do Namibe, no município do Camucuio ou no município das Cacimbas para um diálogo franco, fraterno para acabar com o problema”, sugeriu.
Segundo ainda Sampaio Mucanda o Governo Provincial, na pessoa do governador Archer Mangueira, sempre que se desloca a estas localidades, o faz no âmbito político.
“Quando vai lá, ele vai sozinho e leva as bandeiras do partido dele e quer aproveitar aquela conversa como se fosse um acto de mobilização. Ogoverno quer tratar esta situação de forma romântica, concluiu a partir das terras da Felecidade.