Partido Liberal constitui advogado para apoiar adolescente agredida e abuso em Viana
O Partido Liberal (PL) reagiu, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, ao mediático caso da jovem Belma, de 15 anos, vítima de agressões físicas e abusos sexuais perpetrados por dois indivíduos no bairro Luanda Sul, município de Viana, em Luanda conforme as imagens que viralizaram nas últimas 24 horas.
Por: Albino Azer
A formação política liderada por Luis de Castro, anunciou que irá constituir um advogado para prestar assistência jurídica à família e acompanhar de perto o processo junto das autoridades.
Ema Januário, Secretária Municipal da Mulher do Partido Liberal (MUPAL) no Sambizanga, expressou o sentimento de insegurança que fustiga as mulheres angolanas. “Estamos vulneráveis perante qualquer um que nos queira fazer mal. É lamentável quando a polícia, que deveria garantir a nossa defesa, acaba por ser a mesma que nos agride”, lamentou a dirigente, acrescentando que as mulheres se sentem “sem rumo” e que nesta altura a única solução aceitável é a “aplicação rigorosa da justiça”.
Por sua vez, o Secretário Nacional para os Assuntos Jurídicos e Eleitorais do PL, Lino Lourenço, classificou o actual cenário como um sinal de “decadência e fragilidade do Executivo”. Para o político, a Polícia Nacional tem sido alvo de críticas recorrentes devido à conduta de alguns efectivos que, em vez de garantirem a ordem, tornam-se promotores de crimes.
“O Executivo falha desde a base, no processo de selecção destes agentes. Muitos são antigos criminosos que, sem a devida formação ou preparação adequada, encontram refúgio na corporação e no Serviço de Investigação Criminal (SIC), onde cometem vários crimes”, apontou o dirigente.
Lino Lourenço, aproveitou a ocasião para lançar apelo directo ao Ministro do Interior, Manuel Homem, exigindo o governante a exercer um maior controlo sobre o sector que dirige, argumentando que é de dentro das estruturas de segurança que tem provindo um número alarmante de delitos que afectam a tranquilidade pública.
O caso de Belma continua sob investigação, e o apoio jurídico prometido pelo Partido Liberal visa garantir que os culpados sejam responsabilizados com a máxima celeridade.
As ultimas informações que o Primeiro Impacto teve acesso junto de fontes policiais revelam que os suspeitos do crime já foram detidos e podem ser apresentados a qualquer momento.
