PL ACUSA JMPLA: Antigo Secretário Provincial da JMPLA é acusado de ser o mentor da milícia que atacou membros do Partido Liberal na Lunda Sul
O Partido Liberal, exigiu hoje, 20, a responsabilização criminal aos autores das agressões sofridas por militantes na província da Lunda-Sul, ocorrido no último sábado. Entre os acusados constam actual Ministro do Território Daniel Félix Neto(mentor) e o antigo secretário Provincial da JMPLA.
Por: Albino Azer
Em declarações à imprensa, Laurindo Sahana, Secretário Nacional para formação de Quadros, os agressores já foram identificados e são membros da JMPLA, organização juvenil do partido no poder. De acordo com a denúncia, o grupo foi liderado pelo primeiro secretário provincial da JMPLA na Lunda-Sul.
Por sua vez, Lino Lourenço, Secretário Nacional para os Assuntos Jurídico-Eleitorais do Partido Liberal, afirmou que estão em curso “diligências fortes, em colaboração com as autoridades locais, para identificar todos os intervenientes destes atos”.
Lino considera que os acontecimentos coloca em causa a segurança do seu secretário provincial, que, segundo a mesma afirma, continua a receber ameaças. Foi ainda denunciado que, na sequência das agressões, um dos militantes terá sido roubado de uma quantia de 40 mil kwanzas, além de telemóveis. O político garantiu que continuará a exigir justiça e a responsabilização dos envolvidos.
Para o partido liderado por Luís de Castro, a agressão terá sido uma “ação bárbara” arquitetada, alegadamente em retaliação a uma denúncia recente feita pelo partido sobre o suposto uso indevido de uma aeronave do Estado em acto político. Face a isso, o partido, Luís Castro atribui responsabilidades políticas ao atual ministro da Administração do Território, Daniel Félix Neto.
