Portugal pode confirmar logo mais presença no mundial da América

Portugal está cada vez mais próximo de garantir a presença no Campeonato do Mundo de 2026 e, esta terça-feira, receberá a Hungria, no Estádio José Alvalade, a contar para a quarta jornada do grupo F, na fase de qualificação via UEFA. O triunfo poderá não ser suficiente, mas a festa continua a ser possível.
Por: redação PI
Em caso de triunfo na recepção aos ‘húngaros’, a selecção portuguesa precisa de aguardar pelo desfecho do República da Irlanda-Arménia para saber se pode ou não celebrar. Para isso, basta os arménios não vencerem em território irlandês. Caso contrário, as contas serão adiadas para o próximo mês, altura em que Portugal visita a República da Irlanda (adversário que bateu por 1-0 no passado sábado) e recebe a Arménia.
O histórico de confrontos, esse, é amplamente favorável a Portugal. Em 15 jogos, registaram-se 11 triunfos da selecção das quinas e quatro igualdades. O panorama é, por isso, de invencibilidade lusa, sensivelmente um mês após o triunfo suado em território húngaro (2-3), na segunda jornada do grupo, às ordens de Roberto Martínez.
Apesar do contexto, a Hungria sabe que é ‘imperial’ vencer em Alvalade se quiser sonhar com a vaga de apuramento directo, porém, caso tal não aconteça, um eventual cenário de empate permite não só adiar as contas, como ainda somar um ponto na corrida pelo segundo lugar, que dá acesso ao playoff de qualificação.