PRA-JA visita Hospital do Uíge e director-geral informa que a unidade sanitária registra diariamente mais 90 casos de cólera
A Delegação do Comité Executivo Nacional do PRA-JA Servir Angola realizou, nesta sexta-feira, 21, uma visita ao Hospital Provincial do Uíge, onde foi recebida pelo director-geral, Abreu Pecamena. A comitiva procurou avaliar as condições de atendimento, dialogar com a direcção e identificar desafios enfrentados pela principal unidade sanitária da província cafeína do país.
Por: Albino Azer
Durante o encontro, o director do hospital apresentou o funcionamento actual da instituição sanitária, destacando avanços e dificuldades, como a necessidade de mais recursos humanos e melhoria de equipamentos.
No final da visita, o Secretário Provincial do PRA-JA Servir Angola, no Uíge, Filipe António Pululu, garantiu que o partido irá compilar as constatações para contribuir com propostas que reforcem a qualidade dos serviços de saúde na província.
“Ouvidas as preocupações da direção do hospital, na qualidade de parceiros do Governo, e através da direcção do nosso partido, levaremos as preocupações para que nos próximos encontros com o governo, e abordar sobre actual estado do hospital geral do Uíge”.
O responsável dos”azuis e brancos” no Uíge, afirmou que vai continuar acompanhar a realidade local, e recolher preocupações da população no âmbito das suas actividades políticas e sociais. “Nós vamos continuar a visitar os hospitais no Uíge”, concluiu.
A visita incluiu um percurso pelos serviços de urgência, pediatria e farmácia, onde a comitiva do PRA-JA, interagiu com profissionais de saúde e os utentes. Alguns funcionários apontaram carências de materiais gastáveis, enquanto outros destacaram melhorias recentes na gestão hospitalar.
Em entrevista ao Primeiro Impacto, o director clínico do hospital, Lando Njuse, considerou o encontro positivo e reiterou a importância de todas as iniciativas que visem apoiar o sector.
“Todos nós precisamos andar juntos, conhecer a realidade que vivemos e viram qual é o nível de desempenho deste hospital e estamos satisfeitos por isso”
De acordo com o responsável, a província do Uíge regista actualmente uma média diária de 90 casos de cólera com o cúmulo total de 3 mil casos da doença que está assolar a província. Os pacientes com traumas cólera e malária são os que mais dão entrada ao hospital do Uíge, segundo informou o director clínico da maior unidade sanitária da província.
Vale lembrar que a delegação do Comitê Executivo Nacional do PRA-JA Servir Angola é liderada pelo Secretário Permanente do Comitê Executivo Nacional, Sebastião Nluta, acompanhado pelo Secretário Nacional para Organização, Lourenço Kanjanja a Coordenadora Nacional da Mulher Servidora de Angola (MUSA), Amélia António Domingos, ainda o Secretário Provincial do Uíge, Filipe António Pululo e distintos membros do Secretariado Provincial do Uíge.
