Presidente anuncia construção de 12 quadras desportivas até 2027

O presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, anunciou nesta terça-feira, 26 de agosto, a construção, em todo país, de pelo menos 12 pavilhões multiusos nos próximos 2 anos para dar realce à massificação da prática do desporto com destaque para o Basketball
Por: Albino Azer
João Lourenço fez este anúncio durante a cerimónia de recepção, no palácio da presidência da República, da selecção nacional de Basketball, campeã africana, bem como a equipa técnica, para a homenagem que se impõe.
“Temos de construir mais quadras nas comunidades. Coisa que começamos a fazer já. Pretendemos que não haja uma única província que não tenha um pavilhão multidesportivo para a prática, não só do basketball, como todas as modalidades que utilizam esse tipo de infraestruturas”, garantiu o chefe de Estado.
A cerimónia que contou com altas figuras do desporto angolano, a destacar o Ministro da Juventude e Desporto, Rui Falcão, foi igualmente prestigiada pela primeira dama da República, Ana Dias Lourenço. E o presidente João Lourenço disse que a conquista do título africano de basketball quebra o jejum de 12 anos, numa altura em que o país prepara as festividades dos 50 anos da independência nacional.
“Vós sois um orgulho do país, neste ano em que os angolanos comemoram 50 anos da independência de Angola. O povo angolano estava a precisar deste título aquele que vem quebrar um jejum de mais de 10 anos, em que Angola, não obstante, ter no seu palmares 11 vitórias ficamos esse interregno sem conquistarmos o campeonato africano de basquetebol”, concluiu o presidente João Lourenço afirmando que o país ainda tem caminhos a trilhar no quesito desportivo. “Nós precisamos de massificar ainda mais a prática desta modalidade, o basquetebol.
Mas está aprovado que Angola tem um grande potencial, podemos ir ainda mais longe em termos de Basketball”.
A seleção nacional de Basketball conquistou o campeonato africano após vencer na final o Mali por 70-43.