Presidente da União Africana testemunha investidura de Ouattara
O Chefe de Estado angolano e Presidente em funções da União Africana (UA), João Lourenço, testemunha, esta segunda-feira, 8 de dezembro, no Plateau, Palácio Presidencial de Abidjan, a investidura do homólogo Alassane Ouattara, para o quarto mandato na liderança da Côte d’Ivoire.
Por: redação PI
João Lourenço, que à margem desta cerimónia deverá cumprir uma agenda de carácter bilateral e multilateral, integra a vasta lista de Chefes de Estado e de Governo convidados para a cerimónia de investidura do Presidente reeleito da Côte d’Ivoire.
Entre os vários outros líderes africanos aguardados, hoje, na cidade de Abidjan, constam os Presidentes Denis Sassou Nguesso, da República do Congo, Mohamed Ould Cheikh El Ghazouani, da República Islâmica da Mauritânia, John Dramani Mahama, do Ghana, Bassirou Diomaye Faye, do Senegal, Julius Maada Bio, da Serra Leoa, Joseph Nyuma Boakai, da Libéria, Azali Assoumani, da União das Comores, Brice Clotaire Oligui Nguema, do Gabão, e Adama Barrow, da Gâmbia.
De acordo com o principal jornal generalista ivoiriense “Fraternité Matin”, para o acto de posse de Alassane Ouattara estão, ainda, convidados ex-Chefes de Estado, Vice-Presidentes, Primeiros-Ministros, além de altos funcionários de organizações internacionais e representantes oficiais de vários Governos.
Durante a cerimónia e em conformidade com as disposições constitucionais vigentes na Côte d’Ivoire, refere o diário do Estado, o Presidente Alassane Ouattara vai tomar posse perante o Conselho Constitucional, antes de proferir um discurso à nação.
A cerimónia, que vai marcar o início oficial do novo mandato presidencial de Alassane Ouattara está rodeada, por isso, de enorme expectativa e por forte aparato de segurança, sobretudo pelo facto de concentrar na capital económica do país, Abidjan,inúmeras figuras políticas africanas e internacionais. Os sinais de vigilância redobrada são constatados, desde logo, a partir da entrada do aeroporto, onde se podem ver muitos militares.
