SIC desmantela duas residências usadas para mineração clandestina de criptomoedas no Cazenga

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou duas residências que funcionavam clandestinamente como centros de mineração de criptomoedas, no município do Cazenga, bairro Vila da Mata, no âmbito das acções de prevenção e combate aos crimes informáticos e económicos.


Por: Redação PI

De acordo com o director de Comunicação Institucional do SIC, Manuel Halaiwa, a operação foi conduzida pela Direcção Provincial do SIC Luanda, em coordenação operativa com a Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos.

“Mediante acções investigativas, o SIC procedeu ao desmantelamento de duas residências que operavam de forma clandestina como centros de mineração de criptomoedas, utilizando energia eléctrica de forma ilegal”, afirmou Manuel Halaiwa.

O porta-voz do órgão afecto ao ministério do Interior informou ainda que no decurso da operação, foram detidos dois cidadãos nacionais, com idades entre os 20 e os 23 anos, identificados como responsáveis pela gestão da actividade criminosa.
Segundo Halaiwa, no interior das residências foram apreendidos diversos equipamentos específicos para a mineração de criptomoedas.

“Foram encontrados e apreendidos vários processadores interligados, próprios para a mineração de criptomoedas, os quais estavam a retirar energia eléctrica de forma directa e ilegal a partir de um poste da rede pública”, explicou.

O responsável sublinhou que a acção visa travar práticas que causam prejuízos significativos ao Estado e à rede eléctrica nacional.
“Estas acções enquadram-se no esforço contínuo do SIC na prevenção e combate à mineração ilegal de criptomoedas e outros activos virtuais no país”, acrescentou.

Entretanto, ainda esta segunda-feira, o SIC apresenta na província de Malanje, um cidadão nacional de 43 anos de idade, detido em flagrante delito por posse ilícita de minerais estratégicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *