Sindicato dos jornalistas considera humilhante a expulsão de profissionais da RTP

O Secretário-Geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) , Pedro Miguel disse a expulsão da equipa da RTP que se preparava na sala de Imprensa da Presidência, para acompanhar o encontro entre o Presidente da República, João Lourenço e o líder da UNITA Adalberto Costa Júnior, na passada terça-feira, é um acto vergonhoso a democracia e um acto humilhante ao direito do exercício da profissão.
“é um atentado muito grave ao direito de liberdade de imprensa e ao direito que os jornalistas tem de cobrir os factos públicos”. Foi violada a liberdade de imprensa e o direito ao exercício do jornalismo.
Pedro Miguel, diz não saber das razoes que levaram a expulsão dos profissionais da RTP, considera o acto como humilhante ao direito do jornalista e atentado contra o direito desta suposta democracia que se está a tentar construir.
Perante estes factos o Sindicato dos Jornalistas Angolanos está solidário com profissionais expulsos da presidência do país e também com a RTP posição realçada pelo Secretário-Geral.
“Manifestamos a nossa solidariedade a estes profissionais e de forma extensiva ao órgão a que pertencem, bem como exigir um esclarecimento público da secretaria de imprensa da presidência do acto”.
Lembro que este caso motivou ontem ao fim da tarde uma nota de imprensa de “profunda preocupação” e “veemente repúdio” da Direção de Informação da RTP .