UNITA nega perseguições a possíveis candidatos à liderança do partido

A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), disse na quarta-feira, 24 de setembro, que desconhece a alegada perseguição a possíveis candidatos à liderança do partido, assegurando que o XIV Congresso Ordinário, marcado para novembro, será inclusivo, transparente, aberto, participativo e de renovação democrática interna.


Por: redação PI

De acordo com o coordenador da comissão organizadora do XIV Congresso Ordinário da UNITA, Álvaro Chikwamanga, nada será feito de forma oculta no congresso ordinário de 29 a 30 de novembro próximo, em Luanda.

“Não tento informações (sobre supostas perseguições de putativos candidatos à presidência do partido), porque me parece ser uma especulação. Como dissemos, o congresso da UNITA é um momento de festa, de reflexão, e nós a nível da comissão organizadora definimos que o nosso lema é organização, inovação, dedicação e transparência”, disse Álvaro Chikwamanga.

Em declarações aos jornalistas durante uma conferência de imprensa de apresentação da comissão organizadora e do cronograma de ações preparatórias do conclave, que vai eleger o novo presidente do partido, referiu que o congresso “assume-se como um momento de renovação democrática interna”.

Álvaro Chikwamanga afirmou que, o congresso de novembro, que deve contar com a presença de 1.251 delegados das 21 províncias de Angola e 52 entidades do exterior, entre convidados e delegados da UNITA, será também um momento de reafirmação do compromisso do partido com os anseios do povo angolano.

“É um exercício de cidadania que vai fortalecer a UNITA, consolidar a sua unidade, reforçar a sua coesão e projetar, com realismo e esperança, um conjunto de propostas política, económica e sociais que vão contribuir para a consolidação da paz e do processo democrático angolano”, disse.

O conclave da UNITA, que vai contar com 14 comissões de trabalho, decorre sob o lema “XIV Congresso —  Unidos para a Alternância, Estabilidade e Desenvolvimento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *