Xi enfatiza construção de uma Xinjiang moderna socialista

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta quarta-feira à Região Autônoma Uigur de Xinjiang que construa uma Xinjiang socialista moderna, caracterizada pela unidade, harmonia, prosperidade, afluência, progresso cultural e um ambiente ecológico saudável, em que pessoas vivem e trabalham em paz e contentamento.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, fez essas declarações após ouvir os relatórios de trabalho do comitê regional de Xinjiang do PCCh e do governo regional.
Ele enfatizou a implementação plena, fiel e abrangente das diretrizes do Partido para governar Xinjiang na nova era.
Xi observou que, desde a fundação da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, há 70 anos, mudanças dramáticas têm ocorrido na região, e Xinjiang se juntou ao resto do país para embarcar em uma nova jornada de construção de um país socialista moderno em todos os aspectos.
Dados oficiais mostraram que o PIB de Xinjiang cresceu a uma taxa média anual de 7,04% desde 2012. Em 2024, expandiu-se 6,1%, ultrapassando 2 trilhões de yuans (US$ 281,4 bilhões) pela primeira vez.
Aproveitando seus recursos e capacidades industriais, Xinjiang deve explorar ativamente um caminho de desenvolvimento de alta qualidade adequado às suas próprias características e fomentar suas novas forças produtivas de qualidade à luz das condições locais, enfatizou Xi.
Ele também pediu a Xinjiang que promova a indústria do turismo cultural, melhore a preservação e restauração de ecossistemas, acelere a construção da área central ao longo do Cinturão Econômico da Rota da Seda e dê prioridade à garantia e melhoria dos padrões de vida da população.
Xi ressaltou os esforços incansáveis para manter a estabilidade social em Xinjiang e aumentar a conscientização e a preparação da população para combater o terrorismo e manter a estabilidade.
É imperativo fomentar um forte senso de nação chinesa como uma comunidade em Xinjiang e promover a construção desta comunidade, disse Xi, observando que a região deve envidar esforços para garantir que as religiões na China estejam em conformidade com a realidade do país e ajudar os funcionários e pessoas de todos os grupos étnicos a desenvolver uma visão correta do país, da história, da nação, da cultura e da religião.
O fortalecimento da liderança do Partido e da construção do Partido é a garantia fundamental para o avanço da modernização de Xinjiang, acrescentou ele.
Xi observou que o Corpo de Produção e Construção de Xinjiang atua como uma importante força estratégica para alcançar o objetivo geral do Comitê Central do PCCh em relação ao trabalho relacionado a Xinjiang, pedindo o aprofundamento da reforma do corpo.
Altos funcionários, incluindo Wang Huning e Cai Qi, participaram da reunião.
Xi, liderando uma delegação central, chegou a Urumqi, capital de Xinjiang, na terça-feira para participar das atividades que marcam o 70º aniversário da fundação da região autônoma. Fim
Realiza-se em Urumqi, capital da Região Autónoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, em 25 de setembro de 2025, uma grande celebração pelo 70.º aniversário da fundação da Região Autónoma. (Xinhua/Shen Hong)
O Presidente chinês, Xi Jinping, também secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, acena para a multidão que se reuniu para se despedir dele no Aeroporto Internacional Tianshan de Urumqi, na Região Autónoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, em 25 de setembro de 2025. Xi deixou Xinjiang rumo a Beijing na quinta-feira, após participar nos eventos de celebração do 70.º aniversário da fundação da região autónoma. (Xinhua/Shen Hong)