Ngola Kabango recorda José Eduardo dos Santos um “menino reservado e longe das brigas de infâncias”
O Nacionalista e ex-presidente da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Ngola Kabango, foi o convidado especial do “Reencontro com a História”, um espaço de debate promovido pelo Movimento dos Estudantes de Angola (MEA), e moderado pelo experiente jornalista Coque Mukuta, realizado neste sábado, 03, em Viana, que teve a sua primeira edição no dia 05 de Maio deste ano, com o Nacionalista e ex-presidente da UNITA Isaías Samakuva.
Por: António Cassoma Sapalo
Nesta segunda edição, o MEA convidou o Engenheiro e histórico político da FNLA e amigo de infância de ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos. para falar da “História contada a partir de uma visão acadêmica”.
De entre vários retratos falado e contado pelo nacionalista, desde a sua infância, seu percurso como estudante e como entrou nas forças clandestinas da FNLA, Ngola Kabango, não deixou para trás, e recordou com nostalgias ao descrever a sua relação com José Eduardo dos Santos.
“O Zé(José Eduardo dos Santos) sempre foi um menino reservado e calma”.
Ngola Kabango, disse que a pesar do pai de José Eduardo dos Santos, Avelino dos Santos a quem considerou como tio, foi natural de Sã-tomé e a sua mão tia Jacinta era natural de Calomboloca, mas José Eduardo dos Santos, nasceu em Angola, no Sambizanga.
De acordo com o histórico político, o seu amigo pessoal, de entre os seus velhos amigos, ( O Zé( JES), Mauro Santiago, Afonso Binda Vandun-ne, Leobordo Eduardo, entre outros, o Zé (José Eduardo dos Santos), era muito calado e muito reservado, disse e acrescente que ele tinha o seu próprio estilo e falava muito pouco.
Questionado, se foi o defensor de José Eduardo dos Santos, quando estivessem envolvidos em brigas de ruas, Ngolas Kabango, sem receios retirou repetidas vezes, que é mentira e que JES, envolveu-se pouco em coisas muito violentas e que foi um génio praticante de futebol e basquetebol. “Ele não brigava”.
Em desenvolvimento…