MOVANGOLA junta milhares de fiéis de diferentes igrejas para um culto de “harmonização e tranquilidade de espírito as famílias angolana”
Milhares de fiéis de diferentes denominação religiosa e governantes angolanos participaram este sábado, 08, em Luanda, de um culto ecumênico de acção de graça à Deus, pela “Harmonização Social e Tranquilidade de Espírito das Famílias Angolana”, promovido pelo Movimento Solidário de Angola (MOVANGOLA).
Por: António Cassoma
O evento que decorreu na sede da Igreja Tocoista, juntou milhares de fiéis da igreja, Bom Deus, Pentecostal Ministério EBENÉZER, IESUA, AMC, Kimbanguista e entre outras, e serviu igualmente para homenagear líderes religiosos e membros da Sociedade civil que se bateram em prol da paz e harmonia no país. Dos homenageados destacam-se a Reverenda Deolinda Teca, secretária gera do CICA, e o renomado Jornalista Ernesto Elías Bartolomeu.
Dom Afonso Nunes, bispo da Igreja Tocoista, anfitrião foi responsável pela oração de abertura oficial e o fecho da mesma.
Depois de momentos de louvores e adoração, coube em representação do Estado Angolano o Ministro do Interior Eugénio Laborinho, intervir na cerimónia. Na sua locução, o governante agradeceu a iniciativa do MOVANGOLA na pessoa do seu Presidente António Sawanga e do líder da Igreja Tocoista Dom Afonso Nunes, pela celebração do culto.
Eugénio Laborinho disse que nos últimos tempos, o país tem registado um elevado índice de crimes praticados no seio das famílias, com realce aos homicídios, ofensas físicas e abusos sexuais, onde em grande partes os autores têm , os pais, irmãos, tios, sobrinhos e vizinhos das vítimas, motivadas por crença de feitiçarias, passionais, alcoolismo e outras causas, sublinhou.
O ministro lançou na ocasião, um forte apelo aos líderes religiosos e aos fiéis presentes, a participarem de forma efectiva das políticas públicas sociais e na prevenção à criminalidade com acções profiláticas, visando a promoção da paz, a justiça social, os valores éticos e morais, assim como a construção de uma sociedade mais coesa, solidária e segura.
O momento da homilia foi dirigida pelo Reverendo Gideão Augusto Panzo, que elevou os estado de espírito de milhares de fiéis no recinto com o lema chave ” a palavra”, convidando aos presentes para que tenhamos sucessos em todos os afazeres é necessário que conheçamos bem a palavra (Bíblia Sagrada).
Em nota de agradecimento, o Presidente da Direção Central do MOVANGOLA, António Alcino Sawanga, disse que acção de gênero vão ser levado a acabo em todo país, no âmbito do programa do Fórum Nacional de Moralização da sociedade.
No final do evento os líderes religiosos oraram pela intercessão da nação.
Participaram do culto membros do Governo, dos partidos políticos e sociedade civil em geral.