“Mbappé, as Arábias e a História”. Por Daniel Sapateiro

Pode ou não gostar de desporto e de futebol em particular, mas convido-a(o) a ler este artigo de opinião sobre a realidade presente e já vivida no passado.


Por: Daniel Sapateiro
Economista

É ofensivo, é qualquer coisa de vergonhoso os valores propostos para um jogador de futebol, neste caso e em qualquer caso que se têm falado para ir jogar na Arábia Saudita e no Qatar. Tudo a favor do melhor jogador de futebol da actualidade: Mbappé.

Onde está o fair play financeiro que existe e obriga os clubes europeus a respeitar pela UEFA e não é imposto pela FIFA…?

Por outro lado, os clubes nestas latitudes são do Estado, pessoas ligados ao Estado e às famílias reais… semelhanças com outros países que bem conhecemos…

Até que ponto tudo isto é sustentável e por quanto tempo, financeiramente falando… petró–Dólares e gás natural a pagar salários estratoesféricos em vez de serem pagos com recursos da actividade dos clubes, incluindo com os patrocínios, direitos de imagem, televisivos, merchadising, etc?

Demasiado dinheiro pelo meio num jogo que acima de tudo é uma “guerra geopolítica” entre blocos continentais, que outrora não tiveram “golos”, bem pelo contrários, tiveram “descidas de divisão” de países…

É bom relmbrar o passado, comparar com presente, com as suas diferenças, mas a vida é cíclica…

Este tema vai ser dissecado hoje no programa Economia Real, na Rádio Mais, às 13 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *