Partido Político: MPLA “negocia” com PRS para “travar” iniciativa da UNITA para destituir João Lourenço
O maior partido na oposição UNITA, através do seu grupo parlamentar, insiste em apresentar fundamentos legais para destituir o Presidente da República e consecutivamente do MPLA, João Lourenço, por violação da Constituição da República. Enquanto isto, o MPLA busca alianças com partidos pequenos, para travar a pretensão da UNITA, com suporte do PRS liderada pelo Bendito Daniel.
Por: António Cassoma
Enquanto os parlamentares do Galo Negro reúnem processos e fundamentos legais, de iniciativa que levam a destituição do Chefe de Estado, o nosso jornal soube de fonte segura, que os deputados da UNITA não irão contar com votos dos deputados do PRS. Pelo facto, que Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), está a “infiltrar” elementos lidados ao Partido no poder nos partidos pequenos PRS, FNLA e PHA, para que os documentos a ser apresentado pela bancada parlamentar da UNITA, venha receber um “Chumbo” da própria oposição e dos camaradas.
De acordo com a informação confidenciada ao Primeiro Impacto, o Presidente do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, tem mantido encontros as “escondidas” com altos dirigentes do MPLA, para suposta negociação ou venda de votos da representação parlamentar do PRS na Assembleia Nacional.
A Mesma fonte, contou ainda, que o líder do PRS, tem participado nos debates e reuniões do MPLA, dando como exemplo a recente participação de Benedito Daniel no encontro dos ex-Movimentos de Libertação que decorreu em Luanda, onde no final lhe foi reforçado as garantias dos acordos.
“Benedito Daniel matem encontros secretos com dirigentes do MPLA, sem informar as estruturas do top do partido”, contou.
Segundo ela, das possíveis negociações e exigências, Benedito Daniel, pede suporte ao MPLA para ele permanecer na liderando do PRS e somas avultantes de dinheiro.
Com liderança ameaçada, o presidente do PRS vê a insistência da UNITA em destituir o Presidente João Lourenço como uma oportunidade para estar ao lado do Regime e em contra partida receber apoio para continuar afrente do Partido de Renovação Social.