João Lourenço e Sassou N’Guesso condenaram tomada de poder pela força no Gabão
O Chefe de Estado de Angola João Lourenço, manteve esta quinta-feira, 31, na cidade de Oyo, na República do Congo, a convite do seu homólogo Dennis Sassou N’Guesso, para uma Consultas Políticas, face a situação do golpe de Estado no Gabão.
Por: Redação
Confira o comunicado final do encontro entre os Estadistas angolano e Congolês.
- A convite de Sua Excelência Dennis Sassou N’Guesso, Presidente da República do Congo, Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, efectuou uma curta visita de trabalho àquele País (Congo).
- Na ocasião, o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço manteve um encontro em privado com o seu homólogo, durante o qual os dois Chefes de Estado trocaram impressões sobre os últimos desenvolvimentos relacionados com a mudança inconstitucional de Governo na República Gabonesa, ocorrida aos 30 de Agosto de 2023.
- Os dois Chefes de Estado condenaram veementemente a tomada de poder pela força, tendo apelado ao respeito pela integridade física de Sua Excelência Presidente Ali Bongo ODIMBA e de sua família, bem como das altas entidades das instituições do Estado.
- Os dois Chefes de Estado exortaram a todos os actores a previlegiarem o diálogo político como forma de preservar a paz, a unidade e a serenidade do povo gabonês.
- Os dois Chefes de Estado apelaram à necessidade da convocação de uma Cimeira Extraordinária da CEEAC com o objectivo de dotar a organização de uma liderança, afim de evitar o vazio jurídico e de garantir a continuidade das suas actividades, tendo em conta os eventos ocorridos na República Gabonesa.
- Os dois Chefes de Estado sublinharam as excelentes relações históricas, de amizade e de cooperação existentes entre a República do Congo e a República de Angola e decidiram manter consultas regulares sobre questões de interesse comum, contribuindo para a preservação da paz na sub-região.
Feito em Oyo, aos 31 de Agosto de 2023.