Líderes da CEEAC “deploram” pela integridade física de Ali Bongo

O Gabão está suspenso, desde esta segunda-feira, das actividades da União Africana e seus órgãos, bem como da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), até retornar à normalidade da ordem constitucional.


Por: Redação

A decisão foi tomada hoje durante a Cimeira Extraordinária da CEEAC, realizada na localidade de Djibloho, na Guiné Equatorial, com a participação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

A reunião de alto nível adoptou um comunicado final, que apela a que se garanta a integridade física de Ali Bongo e sua família e assegure os direitos fundamentais em todo território nacional.

A cimeira suspendeu, com carácter imediato, o Gabão de todas as actividades da União Africana e seus órgãos até à normalidade institucional; do mesmo modo, o país foi também suspenso da CEEAC, até retornar à normalidade da ordem constitucional.

Foi decidido que a Presidência da CEEAC seja assumida pela Guiné Equatorial, conforme rezam os estatutos da organização que prevê o preenchimento da vacatura do Presidente pelo Vice-Presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *