A TESOURA ESTÁ MESMO A SE APERTAR

Uma das lâminas da tesoura é constituída pela própria UNITA ou o que ainda resta dela. E a outra é constituída por aquilo que a UNITA perdeu. Numa só palavra a Frente Patriótica Unida FPU (invenção extemporânea). E uma tesoura só funciona se alguma mão a fizer funcionar. Infelizmente e contra todas perspectivas são os MARIMBONDOS que fazem funcionar a tesoura.


Por: Eugénia Maria Nasoma


A UNITA consegue um grande feito: desintegrar-se na sua unidade interna no memento em a unidade e coesão seriam a prioridade. Um erro imputável somente à liderança. Propalar a vontade de governar com todos mas não ter capacidade de aceitar diferenças internas, é uma falha que não se esconde. E a UNITA tem a obrigação de corrigir este erro básico. Tão básico que hoje já ninguém leva à sério o Senhor “Engenheiro” Adalberto Júnior quando acusa o Presidente João Lourenço de falta de diálogo. Aqui o presidente da UNITA e a própria UNITA devem fazer uma introspecção.

Hoje por hoje, esta falta de diálogo interno na UNITA está a criar mais fracturas internas. Lukamba Gato, o real maestro da organização já está a jogar com cartas escondidas. Adalberto tendo dado conta desta situação, em vez de buscar diálogo, everedou também pelo caminho do jogo de cartas escondidas. Os peões usados são os jovens. Estes jovens que já provaram do sabor dos pratos que os altos cargos políticos colocam à disposição. Não precisam de competência nem convicções. Basta cair na graça de um “MAIS VELHO HISTÓRICO” ou do presidente. Gato e Adalberto sabem e estão a jogar neste tabuleiro. E a UNITA vai sair a perder deste jogo.


Os jovens precisam de sair desta dependência financeira, emocional e até espiritual dos mais velhos e dos partidos para terem sentido de existência, afirmação própria e assumir de forma autêntica as suas convicções.

A outra lâmina da tesoura é a FPU. De facto e na Lei, a FPU foi o maior engano, a maior ilusão colectiva a que os angolanos por via da UNITA foram submetidos. Nem mesmo a lógica de se comer com o diabo desde que a colhe seja comprida, é suficiente para a explicar ou entender.

Agora a FPU bateu contra a parede. Não tem futuro nem causa de morte a apresentar no seu funeral. Filomeno e Chivukuvuku estão em acções clandestinas em busca de protagonismos futuros. Adalberto está dar tiros no escuro com processos de destituição, ataques à CIVICOP à procura de algum barro que cole á parede.


Sobre estas duas lâminas da tesoura, está a MÃO desesperada dos MARIMBONDOS. Aqueles que mamaram no tempo de José Eduardo dos Santos e que acreditam poder voltar usando a UNITA e a FPU como a ponte e a porta. Os MARIMBONDOS financiaram, financiam e estão dispostos a financiar a oposição á governação de João Lourenço.

A luta contra a corrupção bateu lá onde dói mais. Desacreditar as Instituições do Estado com ataques directos aos Serviços de Defesa e Segurança é a aposta central. É reveladora deste desespero, a forma empenhada como Adalberto se entrega em missões no exterior apelando ao desinvestimento em Angola. Um PATRIOTA Que acredite e queira governar Angola um dia não vai por este caminho.
Angola está fadada a rasgar horizontes de Vitórias!

RESISTIR É A PALAVRA DE ORDEM DOS QUE TÊM FÉ NO FUTURO!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *