MOVANGOLA reforça com medicamentos e equipamentos dos dois Centros de Saúde do Distritos Urbano Ngola Kiluanji
Os Centros Médicos do Município de Luanda, localizado no distrito Urbano do Ngola Kiluanji, nomeadamente o Centro Médico da Petrangol “Ana Paula” e Centro de Saúde Dala Mulena, localizado no bairro Sucanor, foram sexta-feira, 29, reforçados com medicamentos, equipamentos laboratoriais, camas e cadeiras de rodas, numa iniciativa do Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA.
Por: António Cassoma
São um total de quase uma tonelada, a serem repartidas para as duas unidades hospitalares, do município sede da capital do país, numa iniciativa da MOVANGOLA organização da sociedade civil, como soro, materiais gastáveis, fármacos como anti-palúdicos .
Em declaração a imprensa, a Chefe de Secção de Estatística Planeamento e Recursos Humanos da Direcção Municipal de Saúde do Município de Luanda em exercício, Lurdes Barbosa, louvou a iniciativa do MOVANGOLA, que veio para minimizar o grito de socorro que os centros de saúdes em zonas periféricas vêm clamando.
A responsável sublinhou os meios recebidos sobretudos os colchões, fase a carência que os Centros têm tido dificuldade na areia da maternidade. Lurdes Barbosa, informou que os centros diariamente têm recebido em média mais de 250 pacientes ao dia, tendo como as principais patologias, a hipertensão, Malaria, paludismo e traumas.
“Os medicamentos que troxeram vão acudir as nossas necessidades para atender os pacientes que ocorrem nestas unidades hospitalares com as patologias como malaria”.
Por Sua vez, o líder do MOVANGOLA, António Sawanga, fez saber que acções de género não continuar, não só na Capital do país, bem como, nas demais províncias, para juntar aquilo que tem sido esforço do Executivo angolano, liderado pelo Presidente João Lourenço, na qualidade de presidente de todos os angolanos.
“Enquanto organização parceira de Estado, nos juntamos naquilo que tem sido a estratégia do Executivo no âmbito do programa do combate a fome e a pobreza no país”, frisou.
António Sawanga, sublinhou que vão continuar com estas acções para ajudar as comunidades angolana, com realce aos municípios que clamam por melhores condições de vida.