O QUE MUITOS DESCONHECEM- O PLANO DE IMPLOSÃO DA UNITA

Nos tempos da guerra contra a presença russo-cubana em Angola, os militantes da UNITA souberam do Plano de implosão contra a FNLA. IMPLOSÃO É DESTRUIR ALGO POR DENTRO. Neste caso, rebentar com a FNLA (ou outro partido) por dentro usando quadros do mesmo partido. Esse plano do MPLA não consiste apenas em dividir mas fazer desaparecer no plano nacional. Para a sua efectivação, criou a política de CLEMÊNCIA para atrair dirigentes que se apresentassem. Foram construidos bairros com o nome de clemência onde acolheu os dirigentes que chegaram em Luanda vindos do exteror para onde recuaram temendo o exército cubano. Esses foram agraciados com casas e lugares na Assembleia Nacional de Angola na lista do partido MPLA. Os bairros de Clemência andam aí, na Gameck e Benfica. Não foram poucas as tentativas contra a UNITA, dentro e fora do país.


Por: Eugênia Maria Nassoma

  1. Em 1994 surgiram acusações graves contrae dirigentes nomeados pelo Dr. Savimbi para negocear a paz para Angola de ter recebido aliciados para cumprir agenda do JES a partir de Lusaka. Passados três anos assistiu-se ao surgimento e em força no ano de 1998 o CRU(comité renovador da UNITA), nome dado pelo MPLA dirigido pelo General Manuvakola, cuja criação foi assumida pelo General Higino Carneiro na LAC no mês de Março deste ano. Para a sua concretização, quis o MPLA o Sr. Abel era ideal para a missão tal como o Manuvakola porque os dois eram anti Savimbi. Mas Manuvakola foi mais favorito por não possuir compromissos externos.
  1. Lá do Bailundo, familiar do General Gato abandonara a área sob o control da UNITA levando consigo somas em dinheiro pertencente ao Partido, segundo se soube. Foi dado por quem e para fazer o quê em Luanda naquela altura que estava em discussão a ida ou não do Dr. Savimbi para ocupar a pasta de Vice-Presidente da República de Angola, portanto do JES? Esta atitude encorajou o então Secretário Geral da JURA Álvaro Chikwamanga Daniel para apropriar-se do dinheiro (cem mil Dólares) que a Direcção tinha disponibilizado para a organização juvenil do Partido. Tudo isso se passou nos anos de 1996 e 97.
  2. No ano de 1994, o antigo embaixador americano em Angola, Donald Stemberg regressar ao nosso país com um único propósito, o de levar o Sr. Abel Chivukuvuku para os EUA. Chivukuvuku encontrava-se ferido e detido pelo regime do MPLA junto com outros dirigentes da UNITA como resultado do genocídio politico-tribal de 1992. Como é que os americanos interessaram-se apenas em salvar Abel Chivukuvuku da prisão de Luanda quando de facto era numeroso o grupo de dirigentes nas mesmas condições. Serviu para provar a acusação que sobre ele pesou a apartir dos EUA.
  3. Em 1995, o Dr Abel Chivukuvuku apareceu de forma estranha no Bailundo utilizando as imunidades dos negociadores em Lusaka. Sem autorização do regime, nem por solicitação do velho Jonas, ele partira de Luanda, no avião do regime para Zâmbia e juntou-se aos negoceadores do Dr. Savimbi. Quem o autorizou a deixar Luanda e que missão cumpriria lá junto do Dr. Savimbi? Disso ele nunca esclareceu.
  4. O convite do MPLA e a aceitação dele para coordenar a CASA-CE que visava reduzir ou acabar com a UNITA no ano de 2012.
  5. Por último, o ACJ contratado, por enquanto, a juntar-se ao grupo dos acima citados na agenda da implosão da UNITA e realizar os interesses do MPLA. Os discursos de ACJ são contrários ao combate contra a corrupção que consta da agenda da UNITA genuína.
  6. Agora vem a proposta de ACUSAÇÃO PARA A DESTITUIÇÃO contra JLO. Sinceramente, gente inculta até percebe o que está em causa. A sucessão será, constitucionalmente entre o MPLA até ao fim do mandato em 2027. Que ganhos para a UNITA? Só pode ser este: LIVRAR OS MARIMBONDOS DA PERSEGUIÇÃO DO JLO ATRAVÉS DO COMBATE CONTRA A CORRUPÇÃO.
  7. A UNITA sairá mais fragilizada desta estratégia porque não concorrerá mais com o Bloco Democrático nem com o PRA-JA nas próximas eleições. HAJA INTELIGÊNCIA! A UNITA SAIRIA MAIS FORTE, UNINDO TODAS AS FRANJAS QUE TÊM IDEIAS DIVERGENTES MAS CONSTRUTIVAS. Não há membro nenhum da UNITA compenetrado com a CAUSA que queira remar contra a UNITA. Enganar os jovens que precisam de emprego com FALSA EXPECTATIVA é crime.
  8. AFINAL O QUE É O PLANO DE IMPLOSÃO DO MPLA contra os outros dois partidos históricos? a) É um estratagema politico que consiste em usar meios do Estado para aliciar e/ou corromper os quadros desses com o objectivo de enfraquecer e quiçá fazer desaparecer da cena política. Hoje vemos o nivel em que a FNLA se encontra. b) Criar vários partidos e com insígnias semelhantes para confundir o eleitorado dos outros. c) os militantes da ala Eduardista apresentaram o plano de DESTITUIÇÃO que só persegue o fim já explicado acima. d) O plano de DESTITUIÇÃO foi chumbado logo de início, pelos Deputados do MPLA. A UNITA só tem 90(?) Deputados que não satisfarão a exigência da constituição para a aprovação do Relatório-Parecer da Assembleia Nacional. É falsa expectativa que Liberty Chiyaka está vender a mando do ACJ e Marimbondos. NÃO ACREDITEM NELES CAMARADAS.
  9. Querem, depois do recurso à Presidente da Assembleia Nacional RECORRER AS RUAS colocando filhos alheios em perigo de vida enquanto filhos seus estão bem lá na cidade do Porto a estudar e a viver a custa do dinheiro do Partido e dos Marimbondos. FIM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *