FLUMINENSE VENCE TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA
O Fluminense venceu neste sábado Taça Libertadores da América ao bater o Boca Juniors por 2-1, após prolongamento, na final. Com a vitória, o tricolor carioca conquista o título inédito da competição sul-americana.
Por: Redação
Assim como nas quatro edições anteriores, o campeão foi decidido em jogo único. O Fluminese se classificou para o mata-mata em primeiro no seu grupo. Para chegar à final, a equipe eliminou o Argentinos Juniors (ARG) nas oitavas de final, o Olímpia (PAR) nas quartas e o Internacional na semifinal. Com as vitórias, a equipa de Fernando Diniz já acumulou mais de Dois milhões de dólares em premiações.
O Fluminense é a quinta equipa brasileira consecutiva a vencer a Libertadores.
Essa é a segunda final do Fluminese na história. Em 2008, o clube foi derrotado para a LDU, do Equador, aos penaltis. No Brasil, cinco equipes empatam com três conquistas de Libertadores. São eles: São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Flamengo e Santos. Em seguida, vêm o Internacional e Cruzeiro com dois títulos e a fechar a lista, Corinthians, Atlético MG e Vasco com uma.
Com o novo título, o Fluminense garante a sua vaga para duas edições do Mundial de Clubes da Fifa. A primeira será entre 12 e 22 de dezembro, em uma série de jogos na Arábia Saudita, com um formato de sete clubes. No entanto, a Fifa informou recentemente que este atual modelo de partidas deve ser descartado em breve.
Já a segunda será em 2025, com a primeira edição do novo Mundial de Clubes, cujo formato vai contar com 32 clubes, e será realizado pelos Estados Unidos como evento-teste para a Copa de 2026.