O Dr. Savimbi, dias antes da sua morte, dirigiu ao país a conhecida mensagem 127 assinada no dia 20 de Fevereiro de 2002, escrita na língua nacional umbundu, traduzida para a língua portuguesa que dizia o seguinte:


Por: Filipe Mendonça

” CUIDEM BEM DAS VOSSAS CASAS, NÃO PERMITAM QUE A CHUVA AS DESTRUA. AINDA ESTAMOS BEM E A MORTE DISTANTE, MAS SE ALGUM DIA ELA ACONTECER, FICAI A SABER QUE DELEGO OS PODERES DO PARTIDO AO VICE-PRESIDENTE ANTÓNIO DEMBO”

MILITANTES CONSEQUENTES DA GLORIOSA UNITA!

Olhando para o momento conturbado que estamos a viver no Partido, consubstanciado com as suspensões, expulsões, exclusão de toda ordem e morte de quadros proeminentes que defendiam sem reservas a essência da UNITA, convido-vos a uma REFLEXÃO desta mensagem do Velho Jonas.

O Mais Velho nos recomenda a cuidar bem das nossas casas e a não permitir que a chuva as destrua.

E no entender nosso que as casas a que o velho se refere somos nós de forma individual e a chuva são as vicissitudes que a luta comporta. Ainda nesta vigência que marcou o desaparecimento físico do homem da história, o Dr. Savimbi, de forma literal definiu a PÁTRIA como sendo a CASA DA MÃE, A CASA DO PAI, O QUE NOS FAZ ANDAR, O QUE NÓS SOMOS E AQUILO QUE NOS CONGREGA.

A Pátria é a essencia na vida de todos angolanos. É a razão da nossa existência como homens e mulheres. É a razão da nossa luta desde os antanhos. Os fundamentos que nortearam a criação da UNITA para encetar a luta pela independência de Angola, que moveu todas nações do nosso mosaico sócio-cultural, não devem ser defraudados por causa daqueles que venderam a HONRA E A DIGNIDADE.

A UNITA enquanto partido de dimensão nacional com carácter pan-africanista, não pode nem deve continuar a ser dirigido por um sujeito duvidoso, que, para concorrer a liderança teve de suspender a sua nacionalidade originária, a portuguesa, para se situar, com a cumplicidade daqueles que ha muito esqueceram a CAUSA e hoje perseguem COISAS, os mais velhos no topo da organização dos autóctones. O que assistimos hoje? Inspirado pelo espírito colonialista herdado dos seus pais e no grupo da mesma estirpe instalado na sede do MPLA, os patrocinadores das suas acções, o ACJ tudo faz no sentido de destruir a NOSSA CASA, o nosso património que custou suor e sangue dos melhores filhos.

É chegado o momento de dar um BASTA ao ACJ na liderança da UNITA e acabar com a tendência neo-colonialista. É chegado o momento de dar um BASTA ao filho do colono transportar as nossas riquezas para sua terra para onde se desloca todos os meses. É hora de dar um STOP ACJ porque não queremos ordens vindas do Porto-Portugal para humilhar os genuinos angolanos como vem a fazer desde que erradamente assumiu a liderança da UNITA. Terminada a reunião da Comissão Política, a partir do seu Gabinete violou as deliberações do órgão do Partido e mandou escrever o que ninguém aprovou. Só para citar o exemplo mais fresco. Nossos pais lutaram contra teus pais e nós vamos pôr fim a tua liderança na UNITA pois tu és Português, és o exemplo a fugir.

NÃO ACEITEM QUE O ACJ CONTINUEM A DESTRUIR A NOSSA CASA AFASTANDO OS VERDADEIROS FILHOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *