Antigo PCA do BIC Fernando Teles “arrolado” no processo de “açambarcação” de uma fazenda de quase 5 mil hectares no Cuanza-Sul

O ex-presidente do Conselho da Administração do Banco de Investimento e Comércio (BIC), actual PCA do BIC Seguro, Fernando Teles, de nacionalidade portuguesa, está ser acusado de “açambarcar” uma fazenda de aproximadamente cinco mil hectares, de uma “família pobre” numa das localidades da comuna de Caliango, no município da Kibala, na província do Cuanza-Sul.


Por: António Cassoma

Luís Kiteculo, responsável da família que reclamam ser legítimos proprietários da fazenda “roubada” por antigo PCA do BIC e PCA do BIC Seguro, Fernando Teles.
De acordo com os denunciantes, em entrevista ao Primeiro Impacto, a terreno em litígio, pertence ao seu pai, Silva Quinta Vunge, desde muito tempo, até que, em 2008 apareceu um senhor identificado por Manuel Ventura Victor Nunes, que tentou negociar o espaço com seu progenitor, segundo Luís Kiteculo, o negócio não foi bem sucedido devido exigência da família.

Os acusados alegam, que no acto das negociações, entre os familiares e o mandatário de Fernando Teles, o Sr. Manuel Ventura Victor Nunes, antes de ceder o espaço, deviam primeiro construir uma escola, um chafariz para comunidade, um centro médico, entregar a família duas carrinhas e cerca de 600 dólares, o que segundo os familiares não veio acontecer, por alegadamente se avizinhava a realização das primeiras eleições gerais de 2008, e que só mais tarde o Sr. Manuel Ventura Victor Nunes, viria cumprir com os acordos.

Meses depois, Luís Kiteculo, conta ao nosso jornal, que foram surpreendidos que o “lote de terra” que seus pais utilizavam para cultivo de diversas plantações agrícolas, foi tomada de assalto pelo Manuel Ventura Victor Nunes, e já no ano de 2014, supostamente cedeu ao Fernando Teles, sem ter nenhum documento que compram a sua titularidade.

Os familiares dizem que após “tomada de assalto” pelos invasores, houve varias tentativas de negociação, mas que, não deram em nada, por consequência do litígio, e o seu pai teve uma crise e meses depois veio a falecer.

O Primeiro Impacto, contactou o antigo Presidente do Conselho de Administração do BIC e BIC Seguro, Fernando Teles, negou as acusações e assegurou ser o legitimo proprietário do espaço, e adquiriu a fazenda há 7 anos, confirmando que teria comprado no Manuel Ventura Victor Nunes, dono da empresa diamantífera Chitocolo, que há tinha a cerca de 12 anos, do qual, havia feito investimento no espaço casa, barragem e outros.

“Sou proprietário há 7 anos, não conheço pretensos donos, não vi documentos de propriedade”. O bancário admite existência de litígio da fazenda, tendo esclarecido que já foram convocado pela administração municipal e segundo ele, os ditos reclamantes não apareceram.

Informação negada pelos familiares que acusam Fernando Teles de ser arrogantes e tem corrompido alguns funcionários da administração da Kibala para declararem ao seu favor.

Em desenvolvimento…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *