Líderes juvenis da CPLP impressionados com o maior projecto habitacional “Vida Pacífica” entregue a juventude angolana
Os líderes juvenis do fórum da Juventude da CPLP, ficaram impressionados com as condições de moradia do maior projecto habitacional do país “Vida Pacífica” entregue a juventude angolana, através do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) com um total de 1120 apartamentos, numa iniciativa do Estado angolano.
Por: Redação do Primeiro Impacto
A Presidente do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a guineense Aissatu Forbs Djaló, enalteceu esta quarta-feira, 29, o investimento feito pelo Estado angolano dos projectos habitacionais para os jovens, sublinhando que a experiência da Centralidade da Vida Pacifica deve servir como exemplo para outros Estados membros da CPLP.
“Chegado aqui num espaco concretizado pelo Estado de Angola, é para nós uma experiencia que vai ser levado para outros estados membros”.
Aissatu Forbs Djaló, fez estas declarações a imprensa após uma visita guiada na Centralidade “Vida Pacífica”, no âmbito do “fórum de reflexão e partilha sobre experiência publicas da habitação para juventude da CPLP”, realizada no dia 27 de Novembro em Luanda.
Na comitiva dirigida pelo Presidente do CNJ-Angola, Isaias Kalunga, estavam líderes dos Conselhos Nacionais da Juventudes da Guiné-Bissau, São-tomé e Príncipe, Cabo-Verde, Moçambique, Timor-Leste, Brasil e Portugal.
Na ocasião a Presidente do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disse que o encontro que juntou os líderes juvenis da CPLP que decorreu na capital angolana, serviu para refletir e bem como absorver as boas praticas daquilo que são vividas nos nossos países e pela juventude.
É um projecto ambicioso e felizmente Angola concretizou e o que vimos aqui e como jovens da CPLP, devemos reconhecer que é um projecto grande e que realizou sonhos de milhares de jovens angolanos”.
Por sua vez, Marcos Barão Presidente do conselho Nacional do Brasil, contou que a experiência do Brasil em projecto habitacionais tem sido boa, apesar de ser um país muito populoso, e com a chegada a presidência de Lula da Silva, vários projectos que estavam parados voltaram erguidas.
Barão, enfatizou o retorno do projecto PAC, Programa de Aceleração de Crescimento ao programa de infraestrutura que tem construído habitações e garantir o direito habitação nas comunidades.
O líder do CNJ do Brasil enfatizou que o presidente Luiz Inácio da Silva assinalou reestrutura do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. um Programa criado em 2009, o programa deixou de existir em 2020. Sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a iniciativa, que facilita o financiamento de moradias, passou a se chamar Casa Verde e Amarela, sofrendo alterações em diversos critérios.
Com o retorno de Lula da Silva a Presidência do Brasil, também retornou do Minha Casa, Minha Vida.