COP28: “Mais de seis mil pessoas morrem por causa da malária em Angola”- Silvia Lutukuta
A informação foi avançada pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, na COP28, no Dubai. Segundo a governante, em Angola, a malária existe em todo o país, e representa a primeira causa de morte. Só neste ano, foi registado cerca de 12 milhões de casos e cerca de seis mil pessoas morreram de malaria em todo país.
Por: Redação PI
Silvia Lutukuta, deu a conhecer que só neste ano, foram registados 12 milhões de casos pela doença com seis mil mortes, números que de acordo com a ministra tem vindo a reduzir significativamente.
“O número registado pela doença no nosso país tem estado a aumentar, porque tem se feito mais testes, e Lutukuta, assegura que o número de mortes por malaria no país reduziu significativamente, porque têm diagnosticado precocemente e fazerem tratamento as vitimas, e em caso graves existem fármacos adequados.
A responsavel do sector da saúde, diz que comparando com ano de 2022, houve aumento de casos, só neste ano, os números registados por doença endémica no país, registou cerca de 12 milhões de casos de malaria, e que a mortalidade houve uma redução, que vitimou apenas mais de seis mil pessoas.
Segundo a Ministra da Saúde, a meta é que no país ninguem venha morrer mais de malaria, daí, deve-se inicia um processo de sensibilizacao e alfabetização nas populacoes.
A malária é uma doença endémica que ocorre nas regiões tropicais, e em algumas regiões subtropicais.