APELO III: NÃO DESPREZEM OS DESVIOS NA UNITA. SACRIFICAM O PAÍS
O provérbio bantu segundo o qual, (traduzido para português) se o vizinho adormece você leve-o para cama, é muito importante. É nos adágios populares que reside a sabedoria africana, os ensinamentos e conselhos. Infelizmente chegamos a um ponto em que nos tornamos todos europeus.
Por: T/Coronel Vatulembua a partir das terras Planalticas do Huambo. 19/12/2023.
O europeu que já é angolano, a testa do Partido, não devia levar as pessoas a pensar como seus antecessores, os colonos. Os mais velhos que quiseram emprestar-lhe o poder de liderar a nossa organização ( nós os autóctones, os angolanos genuinos, a esmagadora maioria negra em Angola) deviam saber distinguir o óbvio. Agora já devem compreender que ele Ele, não quer mudar, não pode mudar e agir segundo os nossos costumes e interesses se não continuar a privilegiar as alianças com interesses do grupo que sequestrou o país no tempo do da mãe Joana, o Zé Du.
A descaracterização da UNITA constitui o proposito do grupo dos marimbondos. Os exemplos estão a nossa vista:
- O projecto Muangay faz parte do passado. Cheira racismo. Por isso deve desaparecer. Daí o surgimento do Galo branco. De FACTO O MUANGAY não exclui ninguem antes pelo contrário, é o projecto que realiza o angolano. Apenas coloca o HOMEM NEGRO no centro das atenções por constituir a maioria em Angola.
- Os mais velhos do Partido permitiram o ACJ violar os Estatutos na preparação do XIII° Congresso pois ele não concorreria. Tinha terminado o prazo para apresentação das candidaturas, o Adalberto Costa Junior não teve declaração de renúncia da nacionalidade portuguesa. Por causa dele foi prorrogado para mais 3 dias o prazo para a apresentação das candidatiras.Terminou o prazo sem ter apresentado declaração de renúncia que o habilitaria a ser candidato. Mesmo assim foi permitido com argumento de o partido não ser tachado de racista.
- No mesmo dia que terminou o Congresso, rasgou os Estatutos e chamou para a sala adjacente ao pavilhão, alterou a lista dos membros da Comissão Política eleitos no Congresso, o que equivale um Congresso fantasma. Criou uma lista ao seu bel prazer ao arrepio dos estatutos.
- Encetou a campanha de expulsão de todos defensores da verdadeira linha política do Partido, rotulou-os de Savimbistas/Samakuvistas. Todo individuo assim identificado foi/é afastado dos órgãos de direção. O ponto de Partida foi o município de Cacuaco. Que o digam os maninhos daquela circunscrição territorial.
- Criou e financiou grupos de activistas(?)para linchar, detractar, injuriar o Presidente Samakuva seu antecessor.
No Sumbe foi o ponto mais alto onde alguns dirigentes se pronunciaram contra a presença do Mais Velho Samakuva nas comemorações do 13 de Março, o dia da fundação do Partido. Mudou os símbolos do Partido. - Toma decisões sozinho em desprezo dos órgãos colegiais do Partido como aconteceu na última reunião da . Comissão Política realizada em 3 e 4 de Novembro último. A partir do seu gabinete na Maianga, mandou alterar as deliberações do órgão colegial, o segundo do Partido a seguir ao Congresso. Produziu daí o esfarrapado documento que fala da Expulsão(?) do Dr. Zé Pedro Katchiungo das fileiras da UNITA. Onde andam afinal os colegas da caminhada do Velho Jonas, o Eng.º Mulato e General Chiwale para reporem o corpo e a alma do Partido? Estarão conformados com esta vandalização do Partido? Caros companheiros e compatriotas, o problema da UNITA afeta o país no seu todo e as mostras já estão a vista de todos. Quando o presidente é mentiroso, é turista, é intolerante, não dialoga etc, esbanja o pouco dinheiro do Partido com viagens, não cumpre com as promessas que fez junto dos militantes. Maninhas e maninhos, o exemplo deve partir de casa para poder continuar na sociedade. Quem despreza os quadros porque não dialoga, mente aos olhos de toda a gente sem escrúpulos não deve merecer mais confiança. Ele está destruir a UNITA, o unico instrumento de luta para a consolidação da democracia no nosso país. Haja honestidade da parte dos que hoje criam partidos, mesmo se é para atacar a proproa UNITA devem dar graças a presença na luta política sobretudo dos anteriores presidentes. Sem o Dr. Samakuva o processo de consolidação da democracia teria descarrilado nos anos 2004 ou 2005. Bem haja Dr. Samakuva que engolindo sapos manteve o ambiente que permitiu falar-se de paz e democracia até hoje. O adversário matou, destruiu bens de membros da UNITA, ele próprio escapou das balas mas privilegiou sempre o diálogo. É desprezado, detratado pelo sucessor e seguidores ou activistas por este arranjados e finaciados com o dinheiro do próprio Partido…o país deve exigir justiça fazendo-o regressar para trazer de volta aquele ambiente que permite os membros dos dois partidos gigantes sobretudo conversar. Só assim haverá paz e progresso no nosso país. Anunciamos, por isso, a campanha para o regresso à vida política activa do Dr. Samakuva. SALVEMOS A UNITA. SALVEMOS ANGOLA. JUNTOS PODEMOS.