Angola saí da OPEP por não ter voz dentro da organização

O Governo angolano através do Conselho de Ministros, anunciou, esta quinta-feira, 21 a saída do país da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) por não concordar com a sua permanência nela apenas por estar.


Por: Redação

Em declarações à imprensa pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, a meio da 10.ª Reunião ordinária do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, disse.

“Nós não queremos estar nas organizações para entrar mudo e sair calado, mas, sim, para ser activo e dar contribuições”, destacou Diamantino Azevedo, para quem, quando isso não acontece é negativo.

“Quando vemos que as nossas contribuições não levam a nenhum resultado tangível, então não estamos a fazer nada nesta organização”, disse.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo é um organismo internacional que administra os assuntos relacionados à política petrolífera mundial.

Angola é membro da OPEP desde o ano 2006.

“Entrámos em 2006 voluntariamente e decidimos sair agora também voluntariamente. E esta não é uma decisão irreflectida, intempestiva”, referiu o Ministro ao comunicar a medida.

 

A decisão de Angola se retirar da OPEP foi no mesmo dia reduzida a decreto, com força de lei, que o Presidente da Republica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *