Sonangol investe 254 mil dólares em posto de abastecimento de energia renovável

A petrolífera estatal angolana Sonangol inaugurou esta sexta-feira, 22, o seu primeiro posto de abastecimento com fonte de energia fotovoltaica, em Luanda, um investimento de 254.000 dólares (231 mil euros), enquadrado na sua estratégia de transição energética.


Por: Reação

O denominado Posto de Abastecimento Anduri, localizado no município de Icolo e Bengo, Estrada Nacional 230, a 120 quilómetros do centro da capital angolana, conta com 102 painéis fotovoltaicos instalados na sua estrutura, um sistema de carregamento de baterias e uma autonomia para funcionar em 24/24 horas.

A infraestrutura foi inaugurada pelo presidente da comissão executiva da Sonangol Distribuição e Comercialização, Eusébio Vunge, e pelo presidente da comissão executiva da Sonangol Gás e Energias Renováveis, Manuel Barros.

Ambos os responsáveis se manifestaram “orgulhosos” com o projeto, que, disseram, sinaliza “um importante passo para a transição energética” da petrolífera Sonangol, tendo garantido que a iniciativa será replicada, a partir de 2024, em 17 postos de abastecimento espalhados pelo país.

Segundo Eusébio Vunge, as diretrizes estratégicas do grupo Sonangol pressupõem que pelo menos 12% do programa de investimentos da petrolífera, em 2024, será destinado às energia renováveis.

“Deveremos, até 2030, ter 25% das nossas operações em energias renováveis, deveremos também descarbonizar as nossas operações e este é um importante passo neste sentido”, disse.

O presidente da comissão executiva da Sonangol Gás & Energias Renováveis, Manuel Barros, disse, na ocasião, que este primeiro projeto fotovoltaico, orçado em 254 mil dólares e investimento 100% da petrolífera, resulta de um “esforço gigantesco” da empresa.

“Foi um projeto concebido e executado com a participação ativa de colaboradores da Sonangol e será operado 100% pela Sonangol. É um grande marco para a nossa estratégia rumo à transição energética”, salientou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *