Camponeses de Ambaca e Negage em conflito de terras com fazendeiro na fronteira comum


Os camponeses de quatro aldeias afectos aos municípios de Ambaca no Cuanza Norte e Negage no Uige estão em disputa de terra com um empresário que criou uma fazenda num espaço onde os camponeses das duas províncias desenvolviam as suas actividades agrícolas.


Por: Redação


Trata-se da Fazenda Capeca que está em disputa com os camponeses. Estes desenvolvem actividade agrícola no interior da Fazenda, por entender que as terras agora ocupadas pela Fazenda é sua pertença.


Na busca por soluções para a contenda, os administradores dos dois municípios reuniram nesta sexta-feira, 5 na cidade do Negage, no Uíge, com os sobas das regiões.


No final do encontro, a administradora do município do Negage, Delfina Henriques, disse que a solução encontrada é a obrigação do empresário ceder terras aos camponeses, para estes desenvolverem as suas actividades agrícolas.


Estás terras, de acordo com a governante, deve ser fora do perímetro da Fazenda.
“O conflito de terras entre a empresa e as populações de quarto aldeias, vamos dar uma parte da terra à população para o cultivo deles, e a maioria da terra fica para a empresa para produzir para o bem dos dois municípios. Ambaca e Negage”, disse.
Já o administrador do município da Ambaca, província do Cuanza Norte, Francisco Cambango, considerou o encontro de proveitoso, pelo facto de terem conseguido mediar as partes em conflito.


“Temos o dever e o direito de mediar, tanto para as partes do empresário como para a parte das populações. E o fazendeiro ficou a parte de social também, de apoiar as comunidades para fazer o trabalho de mecanização das nossas comunidades”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *