EM 2024 PENSEMOS, COM MAIOR SENTIMENTO DE RESPONSABILIDADE, NO RESGATE DA UNIÃO NACIONAL PARA A INDEPENDÊNCIA TOTAL DE ANGOLA -U N I T A
Não podemos pensar que não temos ninguém de confiança para salvar os destinos da UNITA
Por: Ilídio Chissanga Eurico, Coronel na Reforma
Na vigência do Presidente Fundador, muitos brilharam nas tarefas que lhes eram confiadas. Dava gosto de ver tantos Quadros com um sentido de responsabilidade a valer. Também é verdade que houve aqueles que, duma maneira ou doutra, foram registando repreensões, devido a posturas menos plausíveis.
Infelizmente são desses que dirigem a UNITA, hoje transformada em unita (já temos colocado esta particularidadde). O que se pode concluir é que simulavam serem gente com compreensão das razões da criação da UNITA, quando, afinal, navegavam já em águas diferentes. Aqueles que acima dissemos serem da unita hoje, davam mostras de acções contrárias aos princípios do Partido.
O Presidente Fundador conduzia-os com muita paciência. Vimos igualmente isso, no tempo do Dr Samakuva, que suportou comportamentos comparáveis a um calhau no sapato.
Para a restauração do Partido, é necessário que os patriotas consequentes tomem as suas rédeas (do Partido). Aqueles militantes que não olhem para as suas áreas de origem, mas que olhem para o Partido e para o País com entrega inquestionável.
É importante que as mentes dos que salvam a UNITA sejam conciliadoras, entregues à causa duma maneira que transcende as áreas de origem e longe de apetites pessoais.
Vejamos ainda:
Alguém que, a partir da África do Sul envia um vídeo de apoio a ACJ, este não dá;
Alguém que ostenta um nível de ódio e raiva extremos e que tenha encabeçado o famoso acordo do Alvalade, também não dá;
Aquele que, numa manifestação de total indisciplina, não se despede do então Alto Comandante no Huambo e vai ao Norte; o mesmo que prioriza o carregamento de pilhas para acompanhar o relato de futebol em detrimento da sua responsabilidade junto do Alto Comandante; também denunciou a matéria do Alvalade (foi membro da turma), este não tem lições a dar;
Aquele que afirmou que ACJ tinha feito mais em dois anos do que o Dr Savimbi em 37 anos (bajular é já assim?), este não dá;
Quem compara ACJ com Moisés na caminhada para a terra prometida, também não dá.
Alguém que apertou o gatilho e fizera três tiros contra o Alto Comandante, este dá?
Esses comportamentos atrás descritos são de elementos que não garantem acções de restauro. Aliás, são aqueles que quedaram o Partido.
ELES TÊM SEUS PUPILOS COM COMPORTAMENTOS IDÊNTICOS
Antes do cessar fogo em 2002, alguns foram abandonando as matas: uns de livre vontade (cujo nome toda a gente sabe); outros, forçados a irem para as cidades, mas facilitando essa acção (também se sabe o que são).
Todos eles são formidáveis: bons mentirosos (nunca dizem como deixaram as matas) para ofuscarem ou tentarem contornar a forma como chegaram nos centros urbanos. O que muito se admira é a intensidade de ódio e raiva que sentem daqueles que são fiéis à UNITA. A raiva é tanta que os veterinários podem ser obrigados a inventar novos produtos; são fortemente intolerantes (o que contrasta com quem fala de ser poder um dia em Angola). Se não organiza onde dorme, como pretende desafiar a casa toda?
A desmilitarização das mentes ainda tem um longo caminho a percorrer. Por isso é que, também, não conseguem dirigir, até mesmo aqueles com quem desviaram a UNITA (excluídos os bajuladores).
A UNITA, para servir de alternativa ao poder em Angola, tem de olhar para si mesma e tocar os fios desviados da sua rota. Tem de buscar novamente a confiança que a direcção da unita desmoronou. A ambição desmedida tomou conta desses que estão a dizer que dirigem a UNITA e nem sequer conseguem ver que estão a perder credibilidade (pensavam tê-la, mas foi a toque de caixa). A UNITA perdeu acção dentro de si mesma e isto está à vista de toda a gente.
Urge salvar o legado do Presidente Fundador. Senhores da unita, se não querem falar dele, criem o que é vosso, deixem o que ele fundou.
No momento presente, para recuperar a UNITA, que a turma de ACJ espatifou, é só o Dr Samakuva. Há quem fale dele, porque quer saber se ele está interessado, mas apenas para alinhar as estratégias tendentes ao impedimento. São daqueles que apoiaram o ACJ, mas com o objectivo de retirar o Dr. Samakuva.
A morte em combate do Presidente Fundador abalou muita gente. Agradou esses da unita e aqueles que diziam publicamente que a UNITA era uma manta de retalhos. O Dr Samakuva conseguiu recuperar a esperança de todos quantos se revêm na UNITA. Imaginemos que aqueles que vêem o Partido com óculos regionalistas fossem eles a dirigi-lo naquela altura! Seria já o que vemos hoje?
A UNITA tinha já recuperado a sua confiança, porque o Dr Samakuva implementou na prática o que aprendeu com o Presidente Fundador e a UNITA foi ela mesma. Bastou aparecer o SENHOR ACJ, para o Partido recuar perigosamente, com a implementação de políticas estranhas à UNITA. Isso é que é traição. Não brinquedos com coisas sérias.
A UNITA precisa de alguém que a dirige, mas que não olhe para o planalto e sim para o País no seu todo.
Esse alguém na fase presente é só o Dr Isaías Henrique Gola Samakuva. Isto é sério, pois a UNITA vai muito mal.
VIVA ÁFRICA
VIVA ANGOLA
VIVA A UNITA