SOMOS UM POVO, TEMOS UMA HISTÓRIA E QUEREMOS UM DESTINO

Para os detractores da UNITA não lhes convém dizer que ela surgiu como resultado da correcção dos métodos de condução de luta anti-colonial, por constituir um ponto fraco, pois viver com o Povo para sentir o quanto precisa para o seu amparo, nunca foi seu apanágio.


Por: Ilídio Chissanga Eurico, Coronel na Reforma

Mas a UNITA introduziu uma via diferente no combate contra a ocupação colonial, como, por exemplo, os dirigentes viverem no interior do País, ao invés de encetarem uma luta do tipo turístico, saindo de fora, efectuarem algumas acções e regressarem. Por isso é que, a falta de amor que muitas vezes se verifica entre os Angolanos, também tem a ver com essa lacuna na vivência com o nosso Povo. Encarnar a realidade do Povo, faz com que haja um sentimento de responsabilidade, no que a solução dos seus problemas diz respeito.

Os nossos detractores também desvirtuam o princípio de contar essencialmente com as nossas forças. Está tão claro como água, não é contar exclusivamente com as nossas forças, nas essencialmente. Isto remete-nos à ideia de que não devemos delegar a outrem a tarefa que nos cabe, sob pena de estarmos em segundo plano, numa obra que é nossa.
A UNITA nunca dispensou ajudas. Também, quem ajuda, interessa-lhe saber o que já existe, porque, se nada houver, ele passa para dono, salvo outros arranjos do contrato. Em umbubdu há um ditado que diz: ukuele nda oku lilisako onambi ya nyohõ, ove sukoka/a solidariedade que se tem no óbito da nossa mãe, implica mostrarmos maior sentimento de dor, pois é nossa mãe.

Toda a ajuda que o nosso Partido/País tiver, requer uma entrega maior, não só para animar quem apoia, como também para querermos ver o nosso País a crescer. E o País não cresce se a primazia for o nosso bolso.

A unita hoje está numa concretização dos objectivos preconizados a partir da militância nas células do MPLA (e não só). Se não, vejamos:

1- Essa militância na célula do MPLA.

2- Esse militante passa para a UNITA.
a) Foi Presidente da JURA.
b) Várias funções até atingir a de Secretário Geral do Partido.

3- (…) dirige as negociações em Lusaka (Zambia).
a) Aí tem audiências estranhas (tinha, então, contactos com quem?). Concluiu-se que era com JES.
b) Depois, estranhamente, oferece-se para ir a Luanda e tudo a cheirar ao plano de dar corpo ao tal comportamento estranho de Lusaka.
c) Foge do Bailundo para Luanda e é colocado como chefe da unita renovada, de que se vangloria imenso.
d) Com os seus companheiros da renovada, integra a UNITA, real, sob presidência do Dr. Isaías Henrique Gola Samakuva que soube equilibrar o Partido, mas que sempre se opuseram a ele.

4- Faz campanha a favor de Adalberto Costa Júnior, tornando-se no seu conselheiro especial.
a) Surgem declarações atrevidas do General Higino Carneiro, segundo as quais tinha chegado a hora de os dirigentes da UNITA deixarem os ideais do Muangai e da Jamba. Ditadura das mais selvagens: que poder, no terreno alheio! A isso seguiu-se um silêncio conivente. Ninguém piou, o chefe falou!
b) É o General Manuvakola que diz que Muangai está ultrapassado. Tudo a confinar com os propósitos da militância na célula do MPLA. O MPLA não larga ninguém por largar; o seu militante continuou a cumprir o programa.

5- Conselheiro especial de ACJ.
a) Qual é a retaguarda de ACJ, se não aquela que se reactiva em Lusaka com JES? O conselheiro especial e o aconselhado não menos especial (nas hostes dos marimbondos) todos são farinha do mesmo saco.
b) O conselheiro e o aconselhado se encontram na destruição da UNITA. Mas aqui fica o repto: só se a fundação da UNITA foi uma farsa e não é de milhões. Se a UNITA é de milhões, venham ACJ, Manuvakola, Chivukuvuku, Gato e toda a turma, o RESGATE, vai recuperar a UNITA.

6- Chivukuvuku com atoardas no Huambo, no dia 13 de Junho de 2024. Mudar os símbolos da UNITA? Passar a UNITA para FTU? Não falar-se mais do Galo Negro? Sempre se soube que é no manicómio onde se procuram algumas pessoas; agora se andam a solta, é questão de alertar quem de direito, para tomar as devidas providências.

Esse bando vive na lua. Todos quantos encontram na UNITA o seu sentido de vida, devem abraçar os propósitos do RESGATE. É ser controverso combater o movimento do RESGATE.

Já se sugeriu algumas vezes: esses senhores devem fundar um partido deles com o nome que bem entender, desde que não se finja servir Angola. Não estraguem o instrumento alheio de milhões. Estão a escrever uma página negra de traidores. As capacidades que têm afinal só servem para a imagem pessoal? A história está a registar tudo, como homens que querem destruir a UNITA, com apoio dos marimbondos. Venderam-se tanto que já não dá para levantar a cabeça?

Toda a motivação que se baseia na vingança, no rancor, na ausência do espírito de auto-crítica, etc, essa motivação não tem futuro. É a ambição excessiva e terem-se vendido aos marimbondos de cabeça tronco membros que impede tudo.

MILITANTES DA UNITA, RESGATEMOS O NOSSO PARTIDO DAS MÃO DOS ALGOZES.
VIVA O PENSAMENTO MESTRE DO DR. JONAS MALHEIRO SAVIMBI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *