NOTA POSITIVA A COMUNICAÇÃO DO PRESIDENTE SAMAKUVA

Acompanhei, via net, a conferência de imprensa do Presidente Samakuva, na qualidade de Presidente (Coordenador) da Fundação Jonas Malheiro Savimbi, e faço a seguinte análise:


Por: Maria Eugênia Nassoma

▪︎ Primeiramente dizer que de 0 à 10, atribuo 10 valores a comunicação feita pelo Presidente Samakuva. Fiquei empolgada e até fiquei com a sensação de ter sido breve, tudo isso é o efeito do que esteve bom, como se diz, o que é bom dura pouco;

▪︎ Segundo, foi a surpresa que trouxe em dizer que tem mantido regular contacto com o Presidente da UNITA Adalberto Costa Junior, e lhe ter mantido informado sobre todo processo em torno da criação da Fundação Jonas Malheiro Savimbi, o que cala toda especulação de que a Direcção da UNITA não sabia dos meandros da criação. Significa que o Dr. Samakuva, apesar de ter recebido aval dos filhos para conduzir o processo da criação, nunca deixou de informar ao presidente do seu partido sobre a Fundação;

▪︎ Terceiro, o Dr. Samakuva conseguiu esclarecer com sabedoria, a distinção existente entre o partido UNITA e a Fundação. São duas coisas diferentes. Isto significa que o presidente da UNITA não manda na Fundação, ou seja, a Fundação não é tutelada pelo partido, pois, ela tem personalidade jurídica distinta a do partido UNITA. Isto significa que, a Fundação é apartidária, é uma instituição de carácter pública, ao serviço da sociedade angolana, e não serve a UNITA. Mas isso não significa que os militantes da UNITA e demais cidadãos, com competência reconhecida, com capacidade inovadora e/ou criativa, não possam dar seu contributos à Fundação. Toda gente de bem, é bem-vinda;

▪︎ Quarto, a relação entre o presidente Samakuva e o presidente Adalberto Costa Júnior, foi caracterizada de ser boa. Ambos líderes mantêm contactos permanentes. Isso significa que qualquer tendência de dizer que o Dr. Samakuva abandonou o Presidente da UNITA, é mera especulação, ou por que as pessoas não sabiam da comunicação permanente entre as duas figuras políticas;

▪︎ Quinto, a relação entre o Presidente da República e o presidente Samakuva, foi caracterizada de Excelente, pois, data desde os tempos de infância. Significa dizer, que espiritualmente, o Dr. Samakuva é o mano do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenbço. Eles comeram da mesma panela, partilharam momentos de infância, sobretudo entre o irmão mais novo do Dr. Samakuva e o Presidente João Lourenço, aliás, dizia o Presidente Samakuva, que aprendeu a comer Kikuanga com a saudosa mãe do Presidente João Lourenço, que até, em determinadas circunstâncias, a mãe do Presidente João Lourenço, foi pedindo a eles para ir à busca das folhas da bananeira para a feitura da Kikuanga. E aqui, neste particular, o Presidente Samakuva, aproveitou a ocasião pra dizer, aos angolanos que precisam de conversar mais, e que os adversários políticos não devem ser vistos como inimigos, somos todos angolanos, e por isso ser amigo ou conversar com alguém do MPLA, não pode ser visto como traição ou rendição ao MPLA.
NA VERDADE, CONCORDO COM O PRESIDENTE SAMAKUVA, POIS, OS INTERESSES NACIONAIS, SÃO SUPERIORES AOS INTERESSES DOS PARTIDOS POLÍTICOS. O QUE NOS UNE É ANGOLA, ANGOLA É ANTERIOR AOS PARTIDOS POLÍTICOS.
A PÁTRIA ACIMA DE TUDO.

UNIDOS CONSTRUIREMOS UM PAÍS MELHOR.

▪︎ O Dr. Samakuva, fez bem ter feito a sua aparição pública com esta brilhante comunicação, típica de pessoas maduras, líderes experimentados. Senti que o presidente Samakuva está cheio de energias, e a sua fala demonstra isso mesmo. Afinal, o Dr. Samakuva ainda serve para muito trabalho em nome da Pátria.

O país precisa de homens pacíficos e que promovem a paz, a harmonia, concórdia e o amor ao próximo, como é o caso do Dr. Samakuva. ELE É ESTADISTA, ELE PODE SER SIM PRESIDENTE DE TODOS ANGOLANOS.

▪︎ De resto, a Fundação está aí, está criada, para frente é o caminho, os insatisfeitos, terão que se adaptar à esta realidade, que na verdade é um ganho pra o país e até pra os contestatários, por isso participem com ideias construtivas.

Nada de transmitir energias negativas sobre a Fundação, antes que não sejam interpretados como os DETRACTORES MOR DO DR. SAVIMBI DE TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS.

VIVA A FUNDAÇÃO DR. JONAS MALHEIRO SAVIMBI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *