QUANTAS VEZES ADALBERTO COSTA JÚNIOR VEIO A PÚBLICO SUPLICAR PARA QUE FOSSE RECEBIDO EM AUDIÊNCIA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOÃO MANUEL LOURENÇO- ILÍDIO MANUEL

ACJ primou pela ausência no acto de proclamação da Fundação JMS, assim como não marcaram presença, membros de proa do Partido Galo. Não houve nenhuma justificação pela opção da política de ” cadeira vazia”, o que pressupõe desavenças inçáveis no ” galinheiro”.

Por: Ilídio Manuel

 O Presidente da UNITA e a cúpula que o rodeia prestaram um mau serviço à causa do partido fundado por JMS, por maior que sejam as desavenças ou diferenças de opinião entre eles e o anterior líder do partido.

Mas isso não devia ser aproveitado por Bali Chionga (BC) e Albino Pakisi ( AP), ao ponto de considerarem ACJ um político pouco propenso ao diálogo,  que, na óptica deles,  tem se furtado à conversa com JLo. Para BC, ACJ seria uma espécie de ditador no seio do seu partido.

Envolto numa aparente emotividade, AP deixou transparecer que ACJ não acatava os conselhos que eram dados e não respeitava o PR, como se fosse um rebelde à solta.

Para o também comentador da “Ecclésia”, ACJ seria o Mau da fita e JLo, o reconciliador e pacificador que estaria sempre empenhado à procura de pontes de diálogo.

Se fosse honesto consigo, AP teria questionado por que o PR tem escancarado desmesuradamente as portas do palácio a Isaías Samakuva (IS) em detrimento do actual presidente desse partido. Será apenas amizades antigas, partindo do pressuposto que em política não há gestos gratuitos?

Quantas vezes ACJ vieram a público suplicar para que fosse recebido em audiência pelo PR, sem que as suas “rezas” demovessem JLo?

Numa e, por sinal, a única entrevista que me concedeu para a Camunda News, em 2022, questionei a ACJ sobre este assunto, tendo ele me dito que esgotara todos meios para chegar à fala com o PR, tendo recorrido inclusive, segundo ele, à intermediação dos Serviços Secretos, mas sem sucesso.

Não é segredo para ninguém que JLo afeiçoou-se a IS, a quem publicamente já manifestou o seu desejo de vê-lo novamente à frente da UNITA e, por arrasto, a representar esse partido no Conselho da República. Será que o PR já desistiu dessa pretensão?

Por estas e outras razões é que a FJMS, que tem à testa IS, levanta suspeitas e gera desconfianças de que poderão dividir mais o partido do Galo Negro do que uni-lo.

Alguns observadores suspeitam mesmo que a nova instituição venha a ser uma arma de arremesso contra ACJ, por quem, verdade seja dita, o regime não nutre simpatias.

1 thought on “QUANTAS VEZES ADALBERTO COSTA JÚNIOR VEIO A PÚBLICO SUPLICAR PARA QUE FOSSE RECEBIDO EM AUDIÊNCIA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOÃO MANUEL LOURENÇO- ILÍDIO MANUEL

  1. … de facto há algo algum … para Samakuva a audiência não demora ser anuida para ACJ é uma eternidade … assim não chegamos lá …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *