DR. JONAS MALHEIRO SAVIMBI, SÍMBOLO DA UNIDADE E COESÃO NO SEIO DO PARTIDO
Ressuscite a nossa UNITA dos escombros em que se encontra. Este é o lema para as comemorações do 03 de Agosto, a data natalícia do Presidente Fundador da UNITA. É um lema que bem se ajusta ao momento que o Partido vive e necessita.
Por: T/Coronel Vatulembua. Oficial na Reforma a partir das terras Planalticas do Huambo.
HOSANA , HOSANA.
ALELUYA, ALELUYA
Foi feliz a direcção ao escolher palavras condizentes com o ambiente criado pela reunião do dia 16/07/24 que marcou a nova era politica na UNITA.
A unidade e Coesão significam:
a) Corrigir tudo o que foi mal feito ao arrepio dos Estatutos do Partido, como:
- Substituição de membros da Comissão Política da lista eleita em Congresso de 2019;
- Acabar com a descriminação dos militantes em savimbistas (que hoje homenageiam)/ samakuvistas e os acejotistas;
- Valorizar os membros do Partido ao invés de dar lugar na tribuna aos agentes da segurança infiltrados na UNITA. Quem é o Sr. Francisco Viana? Alguém sabe onde tem prestado os relatórios? Sem falarmos das Irinas Dinis etc;
- Acabar com o desperdício dos meios com a FPU. Um grupo de indivíduos sem personalidade jurídica emprega 11 individuos como deputados no grupo parlamentar da UNITA incuindo o próprio chefe Chivas em detrimento dos militantes da UNITA. Até constituiram o primeiro cordão de jovens uniformizados com roupas adquiridas com o dinheiro da UNITA e recebeu a coordenação da FPU na cidade do Huambo no lugar da JURA. Um partido histórico ficou suplantado por pelo grupinho no Huambo. FPU é mais um projecto dos marimbondos tal como foi a CASA-CE.
b) O lema pressupõe o reavivar dos espiritos dormentes sob a propaganda da FPU do Abel Chivukuvuku e ACJ. Representa o reconhecimento dos actos maléficos contra o Dr. Samakuva, contra o Dr. José Pedro Katchiungo, contra os quadros aos quais rotularam por quinta coluna.
c) É reconhecer os processos disciplinares mal instruídos contra militantes consequentes e o seu afastamento compulsivo dos órgãos de direcção do Partido.
d) É o reconhecimento da UNITA como instrumento de luta dos angolanos autóctones, os pé descalço, os angolanos da Angola profunda.
e) É dar lugar ao próprio angolano. O PODER PARA O POVO NEGRO DE ANGOLA. É um slogan profundo, unificador e não de divisão como alguns pensam. Se o ambiente não se efectivar deste modo estarão a ludibriar o povo. Se continuarem, nós que vos endereçamos os nossos vivas voltaremos com bengalas/criticas de que se arrependerão.
BEM HAJA