O REGIONALISMO UM MAL QUE CONCORRE PARA A DESTRUIÇÃO DA UNITA

VENHO HOJE TOCAR NUM ASSUNTO QUE SE LEVANTA CONSTANTEMENTE CÁ NO HUAMBO E NINGUÉM, NEM DE CÁ NEM DE OUTRAS PARAGENS REAGIU.
O REGIONALISMO é uma concepção errada no seio do Partido. Na nossa escola e fazendo jus a sigla do Partido, nunca podiamos permitir manifestações tribais, regionais, divisionistas que podiam pôr em causa a marcha da revolução.


Por: T/Coronel Vatulembua. Oficial na Reforma a partir das terras Planalticas do Huambo. 07/08/2024

Aprendemos todos: tudo que nos divide nos diminui. Sim, nos diminui porque ficamos reduzidos. Imaginem, se realmente o que se houve variadissimas vezes a partir dos dirigentes desta Província do Huambo tivesse lugar durante o tempo do conflito armado, isto é, durante os 16 anos, nem se quer atingiriamos o ano de 1980 a somar vitórias nos campos militar, politico, diplomático e administrativo. Tudo teria ruido. Muita gente abandonaria a luta como foi com a UPA nos anos 60.

Os irmãos do Uige, de Moxico a terra onde nasceu a UNITA, das outras Províncias teriam abandonado a luta. A palavra UNIÃO deixaria de ter significado. Aliás, a revolução teria abortado na hora do nascimento. Os velhos Samuyulenu, Sandona, Mukopio e outros, não teriam dado abrigo nas suas terras ao grupo de extranhos para encetarem a luta contra o colono português. Aceitaram e aderiram o projecto por ser nacional e patriotico. Convenceu a todos ao ponto de mobilizarem os seus filhos a integrar o movimento e aceitarem morrer pela causa. Da lista dos heróis constam os comandantes Gaio Kakoma e outros, filhos daquelas terras. Os dirigentes naturais do Huambo estão a usar o carácter regional para fazer parte da direcção da UNITA. Esqueceram que o Huambo não faz a nação angolana nem justifica a luta da UNITA.

A nossa inquietação aumenta perante a baixeza política, a manipulação ou silenciamento dos quadros, a cerca dos desvios politicos dando a entender que a actual direcção é inclusiva quando de facto fingiram nomear o maninho Simão Dembo que é Ambundu para vice-Presidente, o maninho Virgilio Samusongo que é Tchokwe e o maninho Lázaro Kakunha que é Kuanhama para os cargos de Secretarios Gerais adjuntos do Partido movendo ao mesmo tempo uma guerra feroz contra os militantes naturais da Província do Bié. Mudou a CAUSA da luta da UNITA. As batarias estão hoje, na UNITA contra os genuinos e militantes consequentes naturais do Bié. Onde ficam os companheiros os demais companheiros do Huambo compenetrados com a causa como o Dr. Zé Pedro Katchiungo, Dr. José Gomes, Delfino Ndumba, Monteiro Elizeu, Crista Chembioputu… e das outras Províncias? O engraçado é que jovens e membros novos no Partido, compatriotas os de outros grupos étnicos embarcaram na campanha contra os bienos e vão dizendo ou escrevendo: a UNITA NÃO É DOS BIENOS…oh carambas! Ninguém reclamou isso. E não estão a pensar que se hoje é contra os bienos que já deram muito para a UNITA estar aí o que será dos que entraram agora? Mas matar o partido por causa de ambição de um grupinho ou é o que todos NÃO DEVEM PERMITIR.

Já ouvimos dizer que esses três citados na direção não passam de figuras decorativas na direcção da UNITA. O maninho Dembo por lhe terem dado a pasta do dinheiro, pensa que subiu e ficou arrogante ao ponto de faltar respeito ao Dr. Samakuva numa das reuniões de 2021 no Sovsmo. Não têm peso nenhum. Perguntem-nos o que fazem. Alguém estará enganado porque o Dr. Musokola está aí com a pasta de Secretário da Presidência ou o Dr. David Chipassu é director do Protocolo. Ora nem mais, o que representam estas funções? Acerca do Musokola basta ouvir o seu passado e o que vem do Andulo, terra de sua origem onde foi insinuar ódio contra o Dr. Samakuva e os filhos do Dr Savimbi. É para isso que serve como faziam os cipaios do tempo colonial. Foram os cipaios que mais castigaram seus próprios familiares nas cadeias. É o papel do Mussokola perante o hibrido. Estamos a falar do topo do Partido onde toda a direcção é natural da Província do Huambo partindo do Presidente nascido em Chinjenje, a vice Presidente de facto Dra Arlete Chimbinda do município de Kachiungo-Bela Vista, O Secretário geral Álvaro Chikwamanga, o secretário da JURA, Nelito Ekuikui, a Presidente da LIMA Sra Helena Bonguela, o Presidente do grupo parlamentar Dr. Liberty Tchiyaka, a primeira vice presidente do grupo Parlamentar da UNITA a Dra Navita Ngolo, esses todos são do município de Bailundo e da mesma família. Os conselheiros especiais, excepto o Eng.° Mulato que é do Uige os outros são também do Bailundo no caso General Manuvakola, Dr. Horácio Njunjuvili, o Sr. Marcial Dachala que é de origem do Bié nascido no Kachiungo, ele que nunca tem posição se não a do General Gato do Bailundo. Enfim, nós do Huambo acaparamo-nos da UNITA e acusamos os outros bienos. O General Apolo teve o desplante na reunião presidida por si na semana passada de pôr de pé os quadros naturais do Bié que se encontram no executivo do Huambo. Muito já se tem ouvido sobre o assunto HUAMBO/BIÉ agravando-se com os festejos em Janeiro de 2020 no Huambo em alusão a vitória da transferência do poder para esta Provincia. Abateram vacas ou foram sacrificadas e enterradas inteiras no Bailundo qual ritual tradicional que entre nós os ovimbundu significa “o enterrar da alma de quem nos persegue, quem morreu por nossa culpa portanto com mágoa e por essa razão nos persegue. Os mais velhos que conduziram isso sabem o que fizeram.

QUESTIONAMOS O SILÊNCIO DOS IRMÃOS MILITANTES DA NOSSA UNITA, QUER SEJAM OVIMBUNDU QUE DISCORDAM DESSA EXCLUSÃO, COMPANHEIROS DE OUTRAS PROVINCIAS E DE OUTROS GRUPOS ÉTNICOS. ONDE ESTÁ A SOLIDARIEDADE PARTIDÁRIA? ONDE ESTÁ A UNIDADE NO SEIO DO PARTIDO? Não se esqueçam da história da ratoeira do fazendeiro e do rato. Mais velho Mulato, João Vicente Vihemba, Lumai Vituzi, Mário Chilulu Cheya, Coronel Liuma, as Tias Mukumbi, a mãe Catarina, por favor pronunciem-se. Não apenas porque tendes também o cordão ligado ao Bié mas e sobretudo aos danos políticos que isto produz no seio do Partido. Foi bonito ver o Eng.º Ernesto Joaquim Mulato sentado com a tia Inácia lá em Chilesso. Não permitam que gente mal formada politicamente humilhe os outros por terem nascido no Bié. É PATETICE. Parem com este desvio politico ideológico na direcção do ACJ. Ainda assim dizem, a UNITA está bem recomenda-se. SIM RECOMENDA-SE O SEU RESGATE.

TENHO DITO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *