Os grandes líderes com dimensões imensuráveis estão acima das famílias a que pertencem, das Igrejas a que pertencem, dos partidos que criaram ou pertencem e dos respectivos países. Eles transcendem nações e o tempo, são eternos. Jonas Savimbi não foge à regra. Não foi mister dizer: “O LEGADO DEIXADO PELO DR. SAVIMBI É A UNITA “. A UNITA tem outros actores e que muitos não se revêm nele e até dizem que: “Savimbi já não” ao pode tentarem boicotar a legalização e o acto de apresentação oficial da sua fundação.


Por: Redação

Mário Pinto Lemos de Andrade é fundador do MPLA e fe-lo conhecer na arena política nacional e internacional mas o próprio MPLA o desterrou e o apagou na história. A Direcção atual da UNITA também queria fazer o mesmo com Jonas Savimbi. Graças o esmero de muitos fora e dentro do partido, que faz com que tal desiderato não se consuma. O legado do Dr. Savimbi é a unidade é a luta pelos menos equipados, é a emancipação da mulher, a luta pela justiça social, a solidariedade, a transformação do homem nú, a formação, em suma, o desenvolvimento sócio-económico.

Este legado é transversal, daí a necessidade da criação da FUNDAÇÃO JONAS MALHEIRO SAVIMBI, no fito de fazer aquilo que por lei ou por outros empecilhos o instrumento político de luta deixado por ele não pode fazer. Após o XIII CONGRESSO, os novos inquilinos do Sovsmo foram peremptórios em dizer que, o partido não era uma organização filantrópica, porisso não poderá velar pelas necessidades de certas pessoas. Neste interim, cabe a fundação fazer a devida filantropia. A UNITA mobilizou muitos filhos desta pátria, para o esforço da luta pela Democracia, muitos pereceram, deixando viúvas e órfãos, outros ficaram paraliticos e precisarão de inserção e instrução.

O ódio visceral pelo belo e o ideal feito pelos outros, que não nos leve à irascibilidade, que nos faz perder a racio, que se resvala ao absurdo. Dr. Savimbi congregou, chamou os angolanos de Cabinda ao Cunene, não usou o sectarismo e preferências. O pomo de tanto ódio, é ver pessoas expulsas, suspensas e preteridas por mero capricho dos que mandam, a desfilarem o seu charme na fundação, com ar de alegria, espargindo felicidade, amor, paz, concórdia e sentimento de dever cumprido. Mas estejam descansados, NÓS SOMOS O RESGATE.

BY: DK TULUMBA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *