Resgate é acção de resgatar, recuperar, pôr de volta alguma coisa que estava perdida ou desviada. Partindo desta definição, qualquer um compreende, alguns nem isso, outros ficaram insensíveis ao verbo quase que rejeitavam-no do dicionário de língua portuguesa. Mas a palavra diz respeito à coisa real e incontornável, sobretudo para quem persegue algo que lhe foi usurpado.


Por: T/Coronel Vatulembua, Oficial na Reforma a partir das terras Planalticas do Huambo. 04/09/2024.

Começamos a ouvir e a ler textos de compatriotas, correligionários, colegas da caminhada de longa luta pela democracia alinhados e contra no seio da UNITA. Os artigos do General do Povo rejeitavam o Movimento do RESGATE aproximando-o, eufemisticamente…aos marimbondos.

Mas o sentimento do retorno às origens, do resgate da mística da UNITA é tão forte que o Chefe que tratam de “candidato único” ao próximo congresso(?)segundo o general e a vice-presidente do ACJ, quão retrocesso seria politicamente, chegado na Lopitanga, diante da TUMBA do Presidente Fundador disse: viemos até aqui mais velho resgatar(?)a tua memória….O verbo RESGATAR saiu da boca do Eng. Adalberto Costa Júnior. A palavra está certa mas, deslocada. Nunca e ninguém recuperará a história ou a imagem do Dr. Savimbi porque ela já está espalhada, enraizada fora de nós, do Partido e da familia consanguinea.

Sim os que souberem usar dignamente o nome do Dr. Savimbi serão resgatados. Testemunhamos isso no dia 01 de Junho de 2019 na Lopitanga. E se calhar é o que foram fazer desta vez. Devemos louvar, agradecer a coragem destes jovens que teimosamente bateram na tecla RESGATE para todos despertarem pois vemos hoje o Partido regressar às origens, à sua natura. Vimos e acompanhamos os festejos da data natalícia do único símbolo de unidade e coesão no seio do Partido o Presidente Fundador Jonas Malheiro Savimbi, no mês de Agosto passado. Foi um delírio, foi bom até, ver aquele que não se revia em Jonas Malheiro Savimbi dançar em roda no salão multiusos do SOVSMO, lembrando os velhos tempos em que o velho se matava de gargalhadas com os seus amigos da viagem a China, Chiwale e Puna na tribuna enquanto lá na parte frontal do Pavilhão 03 de Agosto os agrupamentos se revezavam no palco, ora Jovens do Agrupamento Negros Oprimidos, ora Resistência Negra, ora Som da Liberdade, ora O 25 de Abril, etc e os donos do recinto, Brigadeiro Sabino Sandele, Lito Borges, o Seco Seco, etc demonstravam a arte de dançar.

Não ficavam alheios alguns comandantes para quem a arte não se resumia apenas em repelir o inimigo na frente de combate, mas também nas farras, o Black Power, Tarzan, etc. Eram também bons dançarinos. Nós apreciavamos bem lá e é o que vivemos no Sábado findo. FOI ISSO QUE CONSTRUIU O QUE TINHAMOS ATÉ A BEM POUCO TEMPO, É O QUE DESEJAMOS TER. UMA UNIDADE DE PENSAMENTO PARA PERSEGUIRMOS JUNTOS O OBJECTIVO FINAL. Vibraram todos os presentes com o passado que os identificou a todos numa verdadeira UNIDADE E COESÃO no seio do Partido com uma ressalva, a ausência de muitos nesse salão por erros de história recente.
SEJAM CORRIGIDOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

O compatriota Orlando Luakuty que se retrate e se reconcilie com o seu passivo o mais rapidamente possível pois está ultrapassado pelo Movimento do Resgate dos nossos valores politico-ideológicos assim como aquele que vociferou no Andulo contra os filhos do Dr. Savimbi e contra o Dr. Samakuva. Os mais velhos, a comissão de ética do Partido desempenhem o seu papel. É já.

Aqui oferecemos nota 10 para os organizadores do festival. Mas para a maioria dos observadores, este evento se deve a legalização da Fundação JMS que tanto hostilizaram. Deram um salto em frente para reduzir as críticas aos ataques contra a Fundação. Valeu a pena por tentar corrigir o erro e ficar por este acto mas acarinhar o instrumento que veio para eternizar o nome e a história do Dr. Savimbi.

Outra nota positiva que não passou despercebida. Fique para lá das linhas de combate da UNITA o que chamaram agregação de valores que não é frente unida por má interpretação das técnicas políticas. Comecem(os) agora a debater o conceito e execução da teoria da Frente Unida. Meus senhores, não voltem a cometer o erro de 2020 e 2022. Os números com que justificaram a redistribuição do que é nosso aos traidores e preguiçosos não são da UNITA, aliás estão a prejudicar imensamente a UNITA. O Partido perde a imagem, perde o dinheiro o que é mais grave. TCHISIPO, DEIXEM ISSO, mesmo que custe puxão de orelhas dos MARIMBONDOS PATROCINADORES. DEIXEM.

O RESGATE finalmente aterrou nos corações de todos militantes incluindo a Direção do Partido. Consolidem(os) o ambiente saído da última reunião do comitê permanente em que o Dr. Samakuva participou é se fizeram ouvir vozes da real UNITA. Não escamoteiem como acompanhamos até agora. Reproduzam o verdadeiro resultado do encontro. Não haja receio pois ninguém ganhará ou perderá. Ganhará sim a UNITA.

UM AVISO:
O ANTE-PROJECTO DOS ESTATUTOS PARA A LEGALIZAÇÃO DA FPU EM SUBSTITUIÇÃO DA UNITA CUJA COMISSÃO ESTÁ COORDENADA PELO GENERAL MANUVAKOLA O ANTIGO PRESIDENTE DO CRU VEM AÍ, SENHORES MILITANTES. ESTAS FESTAS NÃO TRAIAM A VOSSA CONSCIÊNCIA, NÃO VOS ILUDAM. TENHAM CLARAS AS LUZES DA VOSSA ESCOLA, A UNITA DO DR. SAVIMBI.

VIVA O MOVIMENTO DO RESGATE.
VIVA A UNITA
VIVA O DR JONAS MALHEIRO SAVIMBI-PRESIDENTE FUNDADOR DA UNITA.
VIVA O POVO ANGOLANO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *