PR aprova emprestimo de 189,9 milhoes de euros para a construção de Angosat-3. “satélite vai servir para observar a terra”
O Presidente João Lourenço autorizou a celebração de um acordo de crédito à exportação junto da instituição financeira francesa Société Générale, no valor global de 189,9 milhões de euros (194,2 mil milhões de kwanzas), para a materialização do projecto de implementação de um satélite de observação de terra (Angosat-3).
Por: Isto é Notícia
O acordo, que vai contar com a cobertura da Agência de Crédito à Exportação Francesa (Bpifrance AE), com um financiamento de 85% do valor do contrato comercial, inclui 100% do prémio de seguro da SERV e é justificado com uma como uma “medida que vai trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento económico e tecnológico do país”.
De acordo com o Segundo o Despacho Presidencial n.º 206/24, de 6 de Setembro, o Presidente João Lourenço autorizou também a celebração de um acordo de crédito comercial, junto da mesma instituição financeira, de 35,2 milhões de euros (36 mil milhões de kwanzas), para o financiamento do down payment (pagamento inicial) correspondente a 15% do contrato comercial, incluindo 100% da taxa de mitigação de risco.
À ministra das Finanças foi delegada, com a faculdade de subdelegar, a proceder à assinatura dos referidos acordos e de toda a documentação relacionada com os mesmos, em nome e representação da República de Angola.