Passe “Gira-mais” substitui bilhetes de passagem nos autocarros públicos a partir de Dezembro

Os bilhetes de passagem nos autocarros públicos começam a ser substituídos gradualmente, a partir de Dezembro, pelo passe GiraMais.


Por: Albino Azer

A informação foi avançada pela Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI), através de um comunicado chegado à redação do Primeiro Impacto na manhã desta quarta-feira, 9, de Setembro.


Segundo o comunicado, para que a transição ocorra com normalidade e seja benéfica para os utentes dos autocarros urbanos de passageiros, a empresa inicia a partir desta quarta-feira uma campanha promocional de adesão ao passe GiraMais, fixando a taxa de emissão em 5.000 kwanzas, em vez dos actuais 5.990. A par deste desconto promocional, a ENBI oferece, na primeira adesão, 1.500 kwanzas em viagens.


A campanha, de acordo com a fonte, vai estar activa até 30 de Novembro deste ano para a generalidade dos passageiros. Excluem-se os detentores do passe GiraMais Regular, designadamente estudantes, entre os 6 e os 15 anos, e os antigos combatentes e veteranos da Pátria.


Segundo o comunicado da ENBI, prevê-se que, no final do primeiro trimestre do próximo ano, os passageiros utilizem regularmente o passe GiraMais para as suas deslocações.


A retirada do pagamento da tarifa a bordo dos autocarros públicos enquadra-se na modernização e transformação digital em curso no transporte urbano de passageiros e visa simplificar o processo de pagamento, reduzir os riscos associados ao manuseio de dinheiro em locais públicos, e melhorar a eficiência operacional das empresas operadoras.


Na província de Luanda esta decisão vai ser implementada, numa primeira fase, a bordo dos autocarros que circulam entre a Avenida Deolinda Rodrigues (Km 30 – 1.º de Maio), a Avenida Fidel de Castro (início Via Expressa – Vila de Cacuaco) e a Estrada de Cacuaco (Vila de Cacuaco – São Paulo e Vila de Cacuaco – Baleizão).


Em Benguela, a medida vai ser aplicada na rota Baía Farta-Benguela-Catumbela -Lobito. Na Huíla, na rota Estátua da Liberdade-Centralidade da Quilengues e Eiwa–Mercado do Mutundo.


No Huambo, será implementada na rota Huambo-Caála, mas também, na província de Cabinda, nas rotas Chiloango-Pioneiro Zeca e Chilongo-Subastando, e na província de Malanje, nas rotas Mercado da Catepa – Mercado da Chauande e Mercado da Catepa – Mercado de Cangandala.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *