Dia do Herói Nacional: Políticos no Huambo defendem que o mais importante seria resolver problema do povo

Os angolanos comemoram esta terça-feira, 17 de Setembro, o 102° aniversário do nascimento de António Agostinho Neto, escritor, político e primeiro Presidente da República de Angola, nascido em 1922.


Por: Albino Azer

Em sua homenagem e dos seus feitos em prol dos angolanos, a data do seu nascimento foi consagrada como o Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, uma forma de manter presente os princípios, os ideais e os ensinamentos do primeiro Presidente de Angola.

A figura histórica do país, António Agostinho Neto, foi decisivo para a independência face a Portugal, e foi o primeiro presidente de Angola, ocupando o cargo durante pouco menos de quatro anos 1975 -1979.

No Huambo, políticos ligados ao MPLA recordam com nostalgia a figura de Neto, reafirmando o compromisso do Partido com o povo.

Na comuna de Cambuengo, município do Mungo, província do Huambo, o Primeiro Impacto ouviu alguns cidadãos ligados ao maior partido na oposição, UNITA, que consideram importante a data, mas defendem que o partido que governa precisa cumprir com a célebre frase de Neto, segundo a qual ” o mais importante é resolver o problema do povo”. “no tempo do Neto vivíamos bem, como é que o MPLA disse agora, que continua a defender os ideais do primeiro Presidente se não consegue resolver o problema dos angolanos que é a fome”? questionam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *